domingo, 28 de dezembro de 2014

Festas novembrinas - independência de Cartagena

Manhã nublada do dia 11 de novembro. No dia seguinte à aventura na praia, agora finalmente eu iria conhecer o centro histórico de Cartagena.

Eu tinha lido alguma coisa sobre as festas novembrinas, mas não sabia muito bem como funcionavam.

Independência de Cartagena? Como assim?

Pois bem: em 11 de novembro de 1811, Cartagena declarou-se independente da Espanha. Esse foi o início do processo de independência política das colônias espanholas. Não à toa a cidade é conhecida como "La Heroica": resistiu aos piratas, deu início às lutas pela independência...

Mais detalhes no site de informações turísticas da Colômbia, que explica também as tradições da festa.

De maneira muito resumida, a programação das festas incluem: desfiles militares, e logo em seguida um desfile que lembra o carnaval brasileiro - com grupos folclóricos formados por pessoas fantasiadas de várias idades -, o concurso em que é escolhida a miss Colômbia (a "Señorita Colombia") e umas baguncinhas pelas ruas, num esquema meio parecido com o mela-mela do carnaval cearense: no caso, as pessoas usam spray de espuma para sujarem umas as outras.

As festas tomam mais de um dia, e confesso que não entendi muito bem como é a programação dos eventos em cada um deles. As festas têm lugar em vários pontos da cidade. Um detalhe importante: 13 de novembro é feriado em Cartagena! Alguns estabelecimentos funcionam normalmente e outros, em horário reduzido. O ônibus que faz o city tour, por exemplo, não rodou nesse dia. Falo mais sobre isso no post que ainda vou escrever sobre esse passeio. 

Saí do hotel lá pelas 9:30 rumo à cidade murada. Andei um pouco pelas ruazinhas e, numa praça, vi uma banda militar se organizando. E, perto do colégio salesiano, mais grupos tratando dos últimos detalhes antes do desfile - que começou entre 10:30 e 11h. Vi uma parte do alto da muralha; depois desci para ver mais de perto.
Concentração de pessoas e caninos
Tem que ser louco ou muito corajoso... ou ambos!

Já vai começar...

Turistas e moradores da cidade esperando o início do desfile no alto da muralha

Lá pelas tantas, algumas policiais apareceram com caixas de transporte e umas mochilas amarelas. Tiraram uns cãezinhos - filhotes vira-latinhas - e cada uma pôs um na mochila, como se fosse uma bolsa canguru. As crianças foram lá conferir. E eu também, claro!
Perguntei a uma delas se estavam sendo treinados para alguma atividade na polícia e ela disse que não, mas... bem, nessa hora meu espanhol falhou e confesso que não entendi a resposta dela. :-(

Óunti...
E começou o desfile. Primeiro com a banda marcial. Vários regimentos de polícia e forças armadas foram se apresentando.
Os xilofones dão uma sonoridade interessante ao desfile

Quem quiser ver o desfile no nível da rua tem que se espremer um pouco... ou atravessar para o lado que pega sol
Li em algum site que essa roupa de gala verde é uma homenagem às índias wayuu
  Mais policiais chiquérrimas

Por falar em chiqueza...

A viatura Ferrari da foto acima fez sucesso com um turista - acredito que italiano - que procurou o melhor ângulo para fazer uma foto caprichada. Acredito que o carro tenha sido resultado de alguma apreensão.

Depois dos militares e policiais, vieram os grupos folclóricos:
 
Que aflição ver esse pessoal andando de um lado para o outro com essas pernas de pau! 
A bandeira que os pernas-de-pau carregam é a da província de Nova Granada, que se declarou independente da Espanha no início de todo o processo que é comemorado nessa festa.


Difícl não se lembrar das nossas baianas
Pessoal desfilando com a camisa da seleção colombiana
Durante o tempo que passei em Cartagena, vi muita gente nas ruas com a camisa da seleção da Colômbia: tanto a principal, amarela, quanto as camisas reserva.
Arquibancadas montadas na Av Santander para o desfile - não sei como funcionou o esquema aqui... acho que esse foi no dia 13
Galeria das misses Colômbia na cidade murada. Vi algumas pessoas nas ruas usando camisetas com a foto de sua candidata. Bastante cobertura pela imprensa também. Os colombianos levam a sério o concurso de miss
O desfile do dia 11, visto do ponto de partida (não sei como é para quem o vê das arquibancadas) não chega a ser suntuoso. Os grupos folclóricos têm 15 a 20 participantes cada um. A rua é estreita e eles passam um pouco rápido. Mas a alegria de quem desfila é contagiante. A gente vê como eles se sentem felizes em participar. E a produção é bem caprichada, com roupas bem feitas e coloridas. Esse foi o dia em que mais tirei fotos. Boa parte delas está no Flickr do Goulash. Passe lá!

E tem mais, como dizem os publicitários da Polishop!
Depois do desfile, fui andar pela cidade murada e acabei numa rua de comércio popular. Entrei numa loja de cosméticos, comprei uns esmaltinhos de balaio (não resisto, haha!) e, na saída, vi dois adolescentes pintados de preto. Eles olharam um para o outro, olharam para mim e vinham me abordando. Fiquei com medo que eles quisessem me sujar e eles foram simpáticos: não me sujaram, haha! Aí pedi para tirarmos uma foto. Afinal, não é todo dia que se faz uma selfie com meninos pintados de preto!
Selfie con los negritos! :-)
Pena que eu não tenha acertado a altura da câmera, mas tá valendo. Gosto de fotos que contam histórias, mesmo que a foto em si fique tosca.

Depois eu soube que esses meninos pintados de preto são conhecidos como "negritos". Têm fama de serem "do mal" e exigirem moedas das pessoas para não sujá-las ou não sujar os microônibus fora das áreas turísticas. 

Na verdade, nem tudo são flores nas festas novembrinas. Como no carnaval, tem muita bagunça. Onde tem ajuntamento de gente, bebida e festa, aparecem pessoas não tão bem intencionadas: batedores de carteira e problemas do gênero. Para quem quiser conferir a festa e aproveitar só o lado bom, vale pedir dicas aos cartageneros.

Algumas matérias sobre as festas. Muitas são de jornal e pode ser que expirem!
- História da festa: matéria no jornal El Tiempo
- Várias reportagens e galerias de fotos: matérias no jornal El Universal, de Cartagena
- Algumas polêmicas. Uma delas foi causada por uma placa dedicada aos piratas ingleses que atacaram a cidade durante o período colonial
- Cuidados que devem ser tomados. Uma dica, confirmada por mim, é: leve água!
- Costumes considerados irritantes pela população. A matéria explica um pouco da polêmica sobre os negritos.

Blog em português: confira!

Hasta lueguito!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário