domingo, 30 de setembro de 2012

Papo mulherzinha - testando removedor de esmalte - Isana

Eu sei... já voltei há mais de um mês e postei tão pouco da viagem até agora! Tenho muita coisa anotada, mas e tempo para organizar as informações? Um dia chego lá.

Falei no último parágrafo deste post que tinha comprado algumas futilidades cosméticas. A ideia é postá-las à medida que for usando. Então vamos nós!

A Isana é uma marca de produtos de beleza e higiene distribuída pela rede alemã Rossmann. A Rossmann e a DM são parecidas com as Drogasil da vida, com a diferença de que não vendem remédios (ou se vendem ficam bem escondidos, porque não vi): quer comprar band aid, absorvente, produtos de podologia, xampu, tintura para cabelo, barrinhas de cereal? Eles têm lá. E também têm produtos para limpeza da casa, ração para animais... vale a pena xeretar.

Existem várias redes alemãs na Hungria: Spar e Lidl (supermercados), Tchibo (cafeteria e utilidades domésticas), DM, Rossmann (as drogarias que citei), além de bancos. Isso quer dizer que muitos produtos encontrados no comércio têm embalagens escritas em alemão com etiquetas em húngaro. Se você faz parte da turma do "nem beszélek magyarul" ("não falo húngaro") mas sabe alguma coisa de alemão ("aftas ardem e doem" não vale, beleza?), isso vai facilitar bastante sua vida por lá.

Vamos então à resenha do lenço removedor Isana:


Ingredientes: MEK, água (ou algum tipo de solvente à base de água?), álcool isopropílico, acetona, extrato de Aloe vera, cocoato de glicerila PEG-7, perfume, benzoato de sódio, sorbato de potássio. Se química orgânica ou cosmetologia é sua área e você tem algum comentário a fazer, fique à vontade!


Aí diz que um lenço é suficiente para 10 unhas. Será mesmo? Vamos ver.

O produto vem em embalagens individuais que parecem aqueles envelopes de lencinho de avião. Aí diz que o produto remove até as cores mais escuras e contém substâncias que impedem o ressecamento das unhas. Além disso, são práticos para viagem. Precauções: bastante inflamável, mantenha longe das crianças.


Dentro de cada envelope vem uma tirinha de tecido embebida no removedor. O tecido é grosso, parece feltro. Cada tirinha mede algo em torno de 2 x 7 cm (chutômetro, pois não medi):

Na foto acima e nas próximas dei uma editada tosca na cutícula saltada e um pouco roída (vergonha!).

O removedor vem na quantidade certa: nem a mais, nem a menos. Mesmo que você aperte o lencinho com força contra a unha, o líquido não escorre  - o que acontece com os lencinhos que já usei antes - Océane, Carelife e Ricca, que vêm com removedores à base de óleo.

Aqui, depois de limpar as unhas da mão direita. Eu estava usando um esmalte cremoso sem nenhum tipo de complicação, como flocado ou glitter:


Aqui o outro lado do paninho. Realmente ele é mais espesso do que os lenços removedores que eu já tinha usado antes, que às vezes até se desfazem com o uso. 


Quando passei para a mão esquerda o lenço ainda tinha bastante espaço sem esmalte, como é possível ver pelas fotos acima. Só que ele já não parecia tão eficiente para fazer a remoção. Então parti para um segundo lencinho. Vejam como ficou:


Esse ficou ainda com mais espaço livre e estava mais úmido. Acho que eu teria conseguido limpar algumas unhas dos pés com ele.

Moral da história: um lencinho não bastou, mas dois foi um pouco demais...

E as unhas, como ficaram? Aqui:


Ainda sobrou um pouco de esmalte no indicador. As unhas e cutículas ficaram beeeem menos ressecadas do que quando uso acetona comum, mas um pouco mais do que quando uso os tais lencinhos embebidos em removedor oleoso. De qualquer forma elas já estavam ressecadas e fica difícil avaliar.

Vamos a uma coisa que muito interessa: o preço. Não lembro quanto paguei, mas na página da Rossmann está por 1,39 euros. 

Agora um resumo com os prós e contras:

Prós:
- eficiência: removeu mesmo e o melhor, não coloriu a pele da ponta dos dedos como costuma acontecer quando uso algodão com acetona. Usei uma vez para remover esmalte com flocado em alguns dedos e também funcionou bem.
- Não ressecou tanto como a acetona comum.
- Prático para viagens e para levar na bolsa.
- Não é melequento.
- Bom custo/benefício, se você for daquelas que conseguem aproveitar os lencinhos removedores até o bagaço.

Contras:
- O que mais me incomodou foi o cheiro forte. Não é cheiro de acetona - as fragrâncias da fórmula disfarçam bem -, mas percebe-se que é um daqueles produtos voláteis/inflamáveis/cheios de química. Isso é o que ainda me faz preferir os lencinhos oleosos; mas, quando os Océane da vida não resolvem (por exemplo, para tirar aquele esmalte com glitter ou quando você quer uma operação mais rápida), os da Isana podem ser uma solução.

Por enquanto é só. Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário