segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Onde estudar húngaro? - Brasil

Se você, por qualquer motivo, quer aprender húngaro (ou qualquer idioma menos divulgado), a primeira pergunta é: onde encontrar cursos ou alguém que dê aulas particulares? A não ser que você seja autodidata e queira se aventurar em cursos online, procurar amigos nativos para conversar pelo Skype... muita gente aprende assim; mas e quem procura um curso presencial, como eu procurei no início? [Obs: estou fazendo aulas pelo Skype. Contato no item sobre Brasília]

Vamos começar: você já conferiu a lista do site Cidadania Húngara? Lá tem informações sobre cursos em São Paulo (interior e Capital), Rio, Brasília e à distância

O site da Associação Húngara (SP) tem também uma lista. É mais focada em tradutores, mas alguns deles também dão aula: Sampa, Indaiatuba e outras cidades aparecem lá. Só é preciso ficar de olho porque a última atualização é de 2008.

Você mora em BH, Fortaleza, Curitiba, Londrina ou SC (região de Jaraguá do Sul)? Continue lendo...

- São Paulo (capital e interior):
Em Sampa existe até um curso regular, na Associação Húngara. A Associação tem também uma biblioteca. A lista de livros pode ser encontrada no informativo de maio.

[Atualização, jun/2015]: Excelente notícia! A USP está com um curso de húngaro. Detalhes aqui.

No início dos anos 90 cheguei a fazer uns três meses de um curso oferecido como programa de extensão pela USP com a professora Marga Petry. Na época havia cursos de extensão em húngaro, iorubá, polonês... pena que não fossem oferecidos com regularidade. Era preciso ficar de olho nos murais de avisos nas paradas do "secular" Circular da USP. Não sei se ainda oferecem cursos de húngaro de vez em quando. Mas, se você tem interesse em alemão, guarani, galego, italiano, russo, tcheco... esses e outros cursos estão na programação do 2° semestre/2012, no site do Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH.

Na lista do Cidadania Húngara aparecem ainda duas professoras particulares na capital e um professor no interior, em Votorantim.

- Fortaleza [atualização, mar/2018]: excelente notícia para quem mora em Fortal! Tem o curso da UECE. Dica do HungriaMania aqui.

- Rio de Janeiro: na lista do CH aparecem dois professores;

- Brasília: na lista do CH são listadas duas professoras. A Zsuzsanna Kácsor não está em Brasília, mas dá aulas pelo Skype (e-mail aqui - se o Blogger resolver sumir com o link pela enésima vez, o endereço é zsuccaarrobafreemailpontohu). Recomendo!

- Belo Horizonte: essa eu descobri numa busca pelo Google, não sei nem como. Um curso de extensão com as inscrições já encerradas, que teve início em março de 2012, ministrado pela professora Helene Paulinyi. O curso pode nem estar mais disponível mas, se existe uma professora em BH e o site dá o contato dela, por que não tentar?

- Curitiba: o professor Luís Felipe dá aulas particulares. Aqui vai o e-mail! [Se o Blogger resolver sumir com o link, o endereço é luisleigharrobagmailpontocom]

- Londrina: sou meio desconfiada com anúncios, mas não custa conferir este aqui.

- Jaraguá do Sul-SC: existe uma Associação Húngara que está promovendo um curso, ou vai promovê-lo em breve. O embaixador e outras autoridades estiveram lá em maio/2013. Confira aqui. Tem também esse blog com bastante informação. Sobre a visita, um pouco mais aqui e aqui.

Você dá aulas de húngaro ou quer indicar alguém? Mande sua dica para o e-mail do blog ou escreva aí nos comentários para que eu possa editar este post com as novas informações. 

PS: Pesquisar no Google é mais complicado do que parece. Tudo por causa da turma que cria anúncios ocultos que só têm uma função: aparecer nos sites de busca! Ou alguém acha que os empregadores desesperados dos anúncios aí abaixo realmente existem? Clique e amplie:


Pensem nisso quando procurarem emprego pela internet... :-/

Edit: Não encontrou nenhum curso ou professor de húngaro na sua cidade? Esta escola, em Budapeste, oferece cursos pelo Skype. Vá em "our courses" e confira!

Este post faz parte do diretório sobre cursos e oportunidade de estudos.

Edit (junho/2013): Vi que o Cidadania Húngara mudou o texto da página inicial para uma mensagem voltada aos interessados em aprender o idioma! Também é uma das buscas que mais trazem o pessoal aqui ao blog.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário