terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cursos intensivos de idiomas na Europa - EILC

Atenção (dez/2014)! O programa EILC acabou mesmo. Veja atualizações no final do post.
 
Antes de continuar falando sobre os cursos de húngaro... lembram que falei que os cursos de Pécs e Debrecen estavam na lista do site da embaixada?

Só que existem outras instituições que oferecem cursos intensivos. Uma boa forma de encontrar essas informações é aqui neste site. A propósito, alguns cursos de inverno já têm data prevista para 2013 (clique e amplie):
 
É interessante que essas datas estão aí no site e ainda não foram publicadas nas páginas dos institutos/universidades que vão oferecer os cursos. Caso você tenha interesse, sugiro que entre em contato com as instituições para confirmar a data.

Esses cursos fazem parte do programa Erasmus Intensive Language Courses. São cursos com carga horária mínima de 60 horas e duração máxima de 6 semanas, que podem ser feitos pelos intercambistas do programa ou por outros interessados. O Erasmus (veja atualização no final do post) é bastante popular entre os universitários europeus e permite cursar um semestre numa universidade em outro país da Europa sabendo que os créditos serão aproveitados no retorno.

E se você quiser fazer um curso de, vamos dizer, croata, búlgaro ou islandês? Tem também! Olhe a lista de idiomas no site do EILC.

Aqui você encontra informações em português sobre o programa.

Boa parte dos meus colegas - acredito que a maioria deles - eram bolsistas; e muitos ficaram surpresos por eu não ser, nem ter feito nenhum pedido... pois é, para o pessoal do Erasmus a página do IELC aí acima dá todas as orientações aos candidatos.

E os brasileiros, podem receber algum tipo de bolsa para esses cursos? Infelizmente não consegui muitas informações. De qualquer forma, está nos meus planos escrever um post sobre bolsas e convênios. Aguardem!

Atualização (04/10/2012): O Erasmus foi afetado pela crise financeira e existe o risco de o programa não continuar. Mais aqui e aqui. :-(

Se realmente acabar, não significa necessariamente que os cursos de idiomas também acabem; mas o perfil do público vai mudar, o número de interessados deve diminuir e acredito mesmo que alguns cursos corram o risco de desaparecer.

Atualização (07/12/2014): os cursos intensivos presenciais realmente deixaram de ser oferecidos pelo Erasmus a partir de 2014... mas isso não significa que as escolas e universidades vão deixar de oferecer seus cursos de férias. O curso de Szeged, por exemplo, vai continuar (escrevi sobre isso aqui). O que acontece é que os alunos virão por outros programas, ou de forma independente. Na verdade, espero mesmo que todos os institutos possam continuar com seus programas.
Este post faz parte do diretório sobre cursos e oportunidade de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário