terça-feira, 11 de setembro de 2012

Onde estudar húngaro? - Outros cursos no exterior

Atualização (15/02/2014): Bolsas para 2014/2015? Veja o post relâmpago!

Vou listar agora instituições públicas e privadas que oferecem cursos de húngaro na Hungria ou em outros países. Como não consegui muitas informações sobre elas, resolvi agrupá-las num único post.

- No site Cidadania Húngara aparece o nome dessa escola: ILC - International Language Centers: cursos regulares ou intensivos e possibilidade de fazer aulas particulares. Em Budapeste.

- Uma que encontrei pelo Google: Ulysses Hungarian Language School (link). Também tem aulas pelo Skype! E achei positivo eles darem os preços em forint. Para preços calculados em euro, existe uma variação das taxas de câmbio que pode render algumas surpresas. Passei por isso quando me inscrevi no curso em Pécs. Veja mais sobre aulas pelo Skype na atualização no final do post.

 - Universidade de Szeged: veja a página do programa; não deixe de conferir a página do curso de verão e mais informações aqui. Veja também o formulário de inscrição, disponível para download em formato doc. Os cursos da Universidade de Szeged, cidade situada no sul da Hungria, parecem ser mais em conta do que os de Pécs e Debrecen. Como não descobri a carga horária, é difícil fazer uma comparação; também não descobri no site nada sobre a possibilidade de ficar no alojamento universitário.

- Universidade Católica Pázmány Péter: página do programa aqui. Aulas no campus de Piliscsaba, a 20 km de Budapeste.

- Universidade Eötvös Loránd: em Budapeste. Dê uma olhada na página do programa e no folheto do curso de verão 2012. Enquanto os outros cursos na capital parecem ser basicamente de idiomas, aqui você pode fazer um curso de idioma + imersão cultural. Esse curso não apareceu na lista do Erasmus; talvez eles não estejam participando do programa, ou simplesmente o calendário ainda não esteja disponível.

- Instituto Balassi: é ligado ao Ministério da Cultura húngaro. Veja a página principal e também um texto de apresentação (em inglês) sobre os objetivos da instituição. Duas coisas importantes sobre o Instituto Balassi: oferece cursos em outros países além da Hungria e tem programas de bolsas, alguns específicos para descendentes. Se eu não estiver enganada, alguns colegas do curso de Pécs sem ascendência húngara eram bolsistas do Balassi. Mais sobre bolsas e convênios neste post.


Como a lista da figurinha acima não vai aparecer no Google... não custa escrever que o Instituto Balassi tem unidades nos seguintes países e cidades:
- Alemanha: Berlim e Stuttgart
- Eslováquia: Bratislava
- Bélgica: Bruxelas
- Hungria: Budapeste
- Romênia: Bucareste e Sepsiszetngyörgy, em húngaro, ou Sfântu-Gheorghe em romeno: confesso que não conhecia a história dessa cidade na Transilvânia. Mais no artigo da Wikipédia. Também é possível dar um passeio pelo Google Streetview e ver muitas placas em húngaro. Como deve ser a vida numa cidade bilíngue? #curiosa
- Egito: Cairo
- Índia: Delhi
- Finlândia: Helsinque
- Reino Unido: Londres
- Rússia: Moscou
- Estados Unidos: Nova Iorque
- França: Paris
- República Tcheca: Praga
- Itália: Roma
- Bulgária: Sófia
- Estônia: Talinn
- Áustria: Viena
- Polônia: Varsóvia


Atualização (14/05/2013): Quando estive em Pécs, vi uns cartazes da Jump Nyelviskola. Aulas de francês, russo, croata, esperanto e outras. Além de húngaro! Não tenho mais referências do curso. Caso você vá estudar em Pécs e por algum motivo não possa frequentar os cursos regulares da universidade, quem sabe possa tentar uma aula experimental na Jump. Depois nos conte o que achou!

Quem está fora do Brasil e da Hungria pode ainda pesquisar as instituições da sua cidade. Na Alemanha, por exemplo, a Universidade de Hamburgo tem um instituto para estudo de línguas fino-ugrianas; e uma colega do curso em Pécs fazia o curso regular na Universidade de Göttingen. Uma participante da Espanha fazia o curso regular em Madri - não sei a instituição. 

Mais alguma dica? Mande aqui para o blog!

Este post faz parte do diretório sobre cursos e oportunidade de estudos.

Atualização (04/11/2012): Encontrei o site da Allex Studio - uma escola de línguas em Budapeste que edita o próprio material. Tenho alguns livros da série Simple Hungarian, editada por eles. Estive fazendo uns exercícios do volume "Conversational topics - elementary level" (quando estiver mais segura, um dia tenho que escrever umas resenhas de livros). É bem baseada em repetição e, pelo que diz o site, isso é algo que eles realmente enfatizam na metodologia. A recomendação é de uma hora de aula para 3 a 5 de estudo em casa. 

No meu caso - que gosto de praticar em grupo e acho importante pegar carona nas dúvidas dos colegas -, acho que não me sentiria muito à vontade aprendendo assim. Mas talvez seja o que funcione para você.

Atualização (13/12/2012): Estou fazendo aulas pelo Skype com a professora Zsuzsanna Kácsor (e-mail aqui) [Se o Blogger sumir com o link, o endereço é zsuccaarrobafreemailpontohu]. Ela fala português e tem conta em banco daqui. O que você está esperando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário