quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Proteína de soja com crosta de milho e castanha-de-caju

Aproveitei o feriado para fazer algumas refeições em casa e inventar a gororoba do post.

Lembram-se das PTS que comprei na Hungria? A caixa da esquerda (número 3) foi usada nesta receita e a caixa 2 foi a que usei hoje.

Essa PTS vem em pedaços maiores: mais ou menos 5cm x 5cm x 1cm. A caixa contém 80 gramas.


Detalhe da PTS antes do preparo

Ingredientes:
- 40g da PTS número 3 (6 pedaços, ou metade da caixa)
- 1 laranja
- 1 dente de alho
- sal, ou tempero de alho e sal
- páprica
- 1/2 a 3/4 xícara de castanha de caju triturada
- 2 espigas de milho (pequenas), cozidas, debulhadas e processadas grosseiramente
- cheiro verde (3 ou 4 folhinhas de salsa e seja feliz!)
      
Deixei a PTS hidratando de véspera. No dia do preparo, drenei a água do molho e preparei uma espécie de marinada: água, suco de uma laranja, um dente de alho com pequenos cortes, sal. Os pedaços de PTS tinham absorvido bastante água, mas não se desmancharam.

Depois de 2 horas marinando, foi só temperar a PTS - que tinha quase dobrado de tamanho - e polvilhar tempero de alho e sal e, a seguir, páprica. Então passei os pedaços na farofa de castanha de caju (ela aderiu bem à PTS). Coloquei numa forma untada com óleo (se tiver antiaderente, melhor; ou papel manteiga!) e cobri os "nuggets" (ficou parecido) com uma pasta feita de milho, cheiro verde e o restante da farofa de castanha. Meia hora de forno pré-aquecido e voilà:
Photoshop fail para disfarçar um pouco as manchas de óleo. Papel manteiga teria ficado mais fotogênico


A pasta de milho e castanhas formou uma crostinha que deram um toque especial a essa gororoba. Ficou com um gostinho de PTS, mas suavizado. Embora num primeiro momento ela pareça fibrosa, depois vi que ela tem uma textura mais esponjosa mesmo - afinal, é PTS. Não ficou muito borrachuda, não. No final das contas, até minha mãe aprovou!

 Detalhe da textura da PTS pronta

Essa foi a gororoba do dia. A forma de preparo está aprovada - ou pode ser que eu tenha outras ideias para a PTS que sobrou.  

Atualização (13/05/2013): Descobri um similar nacional! É o bife de soja da CaCaLia (detalhes aqui). Os pedaços são maiores e mais finos; parece torrada. Ainda não experimentei. Será que é bom?

Nenhum comentário:

Postar um comentário