terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Primeira semana e o restaurante

[Tentando continuar a partir daqui, OK? Um dia eu consigo terminar a parte de programação do curso...]

Além do city tour, da aula de esportes, do filme ("Panik") e da visita noturna às colinas Mecsek, tivemos como programação extra na primeira semana uma palestra sobre a situação socioeconômica da Hungria - uma espécie de introdução, ou "Hungria for dummies". O sábado foi para a primeira das três excursões de fim de semana, que vai merecer um post à parte.

Agora vou mostrar uma foto da fachada do restaurante onde almoçávamos, o Monarchia. Falei um pouco sobre ele neste post

  Fachada do restaurante

O restaurante é simples e funciona em esquema de buffet. Você aponta ou descreve o que quer, dependendo de suas habilidades. Mais para o final do curso eu me arriscava a dizer os nomes das coisas e, quando pronunciava direitinho, tinha um funcionário que elogiava. Eu ficava me achando, hahaha!

Para uma vegetariana é difícil, mas não impossível. Para veganos é mais complicado: muitas vezes as opções vegetarianas tinham queijo e/ou passadas no ovo e farinha antes de fritar. Às vezes serviam berinjela, homus... a opção depende do dia; não é um cardápio muito variado, mesmo para onívoros, mas não cheguei a passar aquele aperto - até porque, com o calorão de 40 graus, não sentia muita fome. De modo geral a alimentação - e não só no Monarchia - era mais gordurosa do que estou acostumada no Brasil. Além disso, as pessoas gostam de servir porções fartas! A salada geralmente era de tomate ou às vezes uma mistura à base de repolho ou pepino. Parece que os húngaros preferem consumir o tomate mais madurinho, pois vi assim em mais de um lugar. Uma coisa meio estranha no Monarchia era que você tinha que escolher entre a salada e a sobremesa (como assim?). Ah, e comidas empanadas são bem populares: até ovo cozido empanado eu vi à venda no supermercado!

Mesmo assim, achei o pessoal magro. Outro detalhe é que, enquanto no Brasil existe versão light para quase tudo, lá o máximo que você encontra é Coca Zero e talvez um adoçante para o café. Começo a acreditar naquela piadinha de "adoçante engorda, pois só vejo gente gorda usando".

Em frente ao Monarchia funciona uma confeitaria chamada Pécsi Zserbó Cukrászda. Se você é doçólatra, pode atacar uma sobremesa por lá.

Fui. Até o próximo post! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário