domingo, 5 de agosto de 2012

Uma imagem vale mais que mil palavras (e aproveitando para falar sobre clima)

Gelateria italiana. Sorvete sabor torta sacher, com pedacinhos de chocolate e um pouco de geleia de damasco.


Outra imagem que diz tudo:


E aí, vai encarar?

O engraçado é o pessoal saber que sou do Brasil e soltar o "ah, então você está acostumada". Aí explico que Brasília está a 1.000 metros de altitude e que a coisa não é bem assim.

O tempo aqui, além de quente, é abafado; praticamente não venta. Lembra Mossoró ou Porto Velho, sem exagero. Mas o verão daqui tem algumas diferenças:

- apesar da sensação térmica desagradável, a radiação parece que não pega tão pesado: ando por aí sem óculos escuros e além disso não fico com marca de sol (o famoso "bronzeado urbano");

- os dias aqui duram bem mais: 14 horas e meia (aqui). Nas regiões mais próximas do Equador, essa diferença na duração dos dias de verão e de inverno praticamente não existe. É estranho ver o sol se pondo perto das 8 da noite. E, como o comércio aqui fecha perto das 18h durante a semana, fico meio desorientada. Já duas vezes aconteceu de um funcionário me "expulsar" (gesto universal de apontar o pulso esquerdo) porque a loja ia fechar. Sempre acho que é mais cedo do que realmente é.

- Não vi uma gota de chuva até agora.

Como tentar ter um pouco de conforto? 

- Bebendo água, muita água; saímos de um lado para o outro carregando aquelas garrafas de 1,5 litros. Aqui não tem bebedouros dando moleza nos corredores. Também não vi garrafas de 5 litros. No começo comprávamos garrafas e mais garrafas, mas agora estamos usando água da torneira para enchê-las.

- O alojamento não tem ar condicionado e as janelas quase não abrem. Algumas pessoas trouxeram ventilador. Quem puder trazer um daqueles miniventiladores, é uma boa.

- Roupas soltinhas, de tecidos naturais e cores claras. Calça jeans, basta vir vestida com uma (por causa do frio do avião). Trouxe outra na mala e me arrependi. Outra coisa: apesar do calor, as pessoas andam relativamente cobertas: praticamente não vi homens de regata ou mulheres de barriga de fora. No curso, aí é que isso não existe.

- No Brasil é comum as pessoas ajustarem o ar condicionado para ficar bem gelado. Aqui isso não acontece. Às vezes fico até em dúvida se o ar está ligado mesmo. 

- Já falei que tem que beber água?

E um sorvetinho de vez em quando não cai nada mal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário