domingo, 5 de agosto de 2012

Comprando CDs, livros e filmes

Desde que cheguei aqui em Pécs, comprei pouca coisa de souvenir e umas besteirinhas que vão ficar para o próximo post. A gastança foi mesmo em livros, CDs e DVDs. O pessoal que vai continuar morando na Hungria depois do curso acha engraçado eu ter comprado tanta coisa, mas onde é que encontro esse material quando voltar ao Brasil? Nunquinha. E olhem que já explorei a Livraria Cultura do Conjunto Nacional e a Martins Fontes (ambas na Av. Paulista, em Sampa City) e é muito difícil encontrar material para estudo de húngaro. Dicionário mesmo eu nunca encontrei nesses lugares. Tenho um de bolso, comprado em Budapeste, e agora outros dois (um de húngaro-português e um português-húngaro) que comprei nesta viagem. 

Algumas editoras com publicações interessantes:
http://www.vevopont.hu/ - Iiiihh, não tem versão em inglês! Dicas: "nyelv" é "língua" (pode ser idioma ou a língua "física" mesmo) e "szótár" é dicionário. Manda bala!
-  Não encontrei nenhum site da "Corvina Books". Este link ajuda um pouco.
- Também não encontrei o site da Molilla Könyv. O livro que comprei foi este aqui.

Em relação ao conteúdo, prefiro dar mais uma examinada no material com calma antes de opinar. Acho que essa tarefa vai ficar para quando eu estiver de volta e tiver que estudar sozinha. Por enquanto estou usando basicamente as apostilas do curso.

Quanto aos preços, são bem variáveis - talvez um pouco mais baratos do que no Brasil. Na verdade é difícil saber, pois pode acontecer de um livro em papel couché sair mais barato que um dicionário pé-de-boi.

Falando um pouco das livrarias:
Alexandra: aqui em Pécs estive em duas lojas (não sei se tem outras): uma no shopping Árkád e outra na praça da mesquita. A loja do shopping tem a facilidade de ficar aberta aos domingos. Já a da praça fecha cedo, às 18h (aliás, o comércio aqui de modo geral fecha cedo), mas tem uma coisa que a outra não tem: CDs e DVDs. DVDs e dicionários ficam no térreo, livros de idiomas e CDs de música ficam no subsolo. Os filmes estavam em promoção por 700 a 900 Ft em média. Os CDs de música custam a mesma base do que se paga no Brasil: por volta de R$30 a R$35.

Libri: encontrei uma loja no centro de Pécs; também não sei se tem mais. Numa loja dessa rede, em Budapeste (na rua Váci), comprei um minidicionário bilíngue que tem salvo minha vida quando vou à rua.

 - Lira: assim como as anteriores, essa é uma rede com várias lojas espalhadas pela Hungria. Uma coisa que achei interessante é o que site tem uma seção só de livros do Paulo Coelho:


Como falei, as compras foram meio exageradas: 16 DVDs de filmes (quem resiste a uma promoção?) e 3 CDs de música. Estou vendo que vai faltar espaço na bagagem e, bem, espero não ter problemas com a Receita. Qualquer coisa, guardei todas as notas. E livros felizmente são isentos.

Vou comentando os filmes à medida que for assistindo e provavelmente só vai dar tempo depois que voltar. Difícil foi escolher os DVDs sem entender as sinopses. De as capas de DVD com texto em português já enganam, imaginem em húngaro... tiro no escuro total. Vamos ver o que sai dessa compra...

Um que comprei foi este aqui:


Filme: Abigél

Procurei o filme deste clipe [música: micsoda nő ez a férfi; filme: "Egy szoknya, egy nadrág"], mas quem disse que achei? Fica para a próxima.

Se você procura filmes completos no Youtube, digite "teljes film" e mande bala.

Agora os CDs de música. 
- E alguém ainda compra CDs hoje em dia?
Bem, confesso que tenho um tanto de músicas obtidas por métodos, ahn, alternativos. E foi isso que me permitiu chegar aqui já conhecendo o trabalho de alguns artistas. Daí, quando tive oportunidade, comprei tudo certinho. Enfim, essa seria uma discussão interminável...

Para finalizar o post, alguns videozinhos de música:

- O Bon bon está na estrada há algum tempo. O clipe aí abaixo tem uma estética meio anos 80 e o barrigudinho é uma figura!

Nem vagyok cukipofa
- Outro deles:

Megyek a holdra

Comprei os dois CDs mais recentes: Swing (2008) e Mindig úton (2010) e gostei mais do último.

A Eszter Bártok, ou Bartók Eszter (os húngaros dizem o sobrenome antes do nome e isso merece um futuro post) entrou na mídia a partir desses programas na linha Ídolos. No Brasil os participantes de programas assim dificilmente conseguem deslanchar, mas na Hungria parece que tem sido diferente.

Vamos a um clipe da Eszter (ainda não sei como vou escrever o nome do pessoal):

Repülnek a gondok

Um texto sobre a inversão do nome e sobrenome está aqui, no blog HungriaMania. Está há um tempo sem novos posts, mas a área de comentários tem se mantido ativa. Vale super a pena assinar as atualizações e, quando alguém comentar qualquer coisa, você fica sabendo. Vá lá e não deixe de conferir o arquivo de posts. Cultura, língua, política, entrevistas... sou suspeita para falar e não é por nada não, mas sou superfã do blog e do blogueiro, o Chico - que já me tirou algumas dúvidas com a maior gentileza.

Agora fui, tenho que estudar... e qualquer coisa - enquanto não aprendo a colocar um ícone de envelope aí na lateral -, é só escrever para o e-mail do blog. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário