sexta-feira, 11 de abril de 2014

Göttingen e o curso - mais algumas impressões rápidas

Olá, pessoal!

Alguns pontos que eu ainda não tinha comentado: 

- O Goethe oferece atividades extras e uma biblioteca muito bem estruturada. Vale a pena fazer o city tour no centro da cidade. Também fizeram um evento de boas vindas, mas devo confessar que - talvez eu tenha dado azar - achei um tanto desanimado! Também fazem tour em bares para quem é mais boêmio, e o Tandem Abend.

- O que é tandem? É um evento de intercâmbio linguístico: você escreve em fitas adesivas - e cola na roupa - quais os idiomas que fala e quais gostaria de praticar. O pessoal forma rodinhas e fica conversando. Como não havia ninguém interessado em praticar português, fiquei meio perdida. O evento é aberto à comunidade. Um dos participantes externos era um senhorzinho elegante que - depois notei - era morador de uma casa para idosos vizinha ao instituto.

- Acho que esse ponto eu já tinha comentado: de modo geral, achei que as pessoas pronunciam bem as palavras e a comunicação em alemão, ao menos para quem está num nível intermediário, não é muito complicada. Dizem que a região perto de Hannover (isso inclui Göttingen) fala um alemão mais próximo do Hochdeutsch, que é o alemão que se ensina nos cursos. Sofri apenas com um taxista que inventou de falar dialeto (pelo menos foi o que explicou uma colega que já morava lá). A dificuldade que tive andando pelo comércio é que o pessoal dos caixas passa as compras super rápido, é todo mundo bem objetivo (p.ex, nos restaurantes você tem que chegar sabendo o que quer) e eu estava lá num outro ritmo: turistando e devorando tudo com os olhos, tentando ler todos os rótulos, etc. [Sobre isso de pronunciar bem as palavras: meu irmão tem TOEFL, assiste filmes sem legenda, entende bem as músicas em inglês e identifica sotaques... bem, ele está penando lá no sul dos States para entender o que o povo fala. Felizmente não passei por essa sensação na Alemanha! Mas fiz questão de evitar regiões com fama de "faladoras de dialeto"]

- Perto do Goethe existem parques e ótimos locais para caminhadas. Só não me animei por causa do frio e dos dias curtos. Às 16:30 já começava a escurecer.

- Estive lá no início de novembro, quando já se veem muitos doces natalinos à venda - embora as feiras de Natal ainda não tenham começado. Cuidado com o regime! Pelo menos nessa região de Göttingen, muitos biscoitos glaceados e doces à base de amêndoas. Uma tentação...

- Vale a pena frisar: se você for ficar mais tempo em Göttingen, a bicicleta é o transporte mais prático. 

Sobre a Alemanha de modo geral:

- Já que falei em compras: cada rede de supermercado tem seus fornecedores (acho que já comentei isso também). Num mercado que não lembro agora, comprei umas florentinas (espécie de pé-de-moleque feito de lascas de amêndoas com cobertura de chocolate) com gosto de gordura hidrogenada. Depois comprei outras, de outra marca, em outro supermercado. Delícia!
Meu supermercado preferido para iguarias era o Tegut. Confira: o marcador "A" fica no centro da cidade. Para comprar comida do dia-a-dia, Tegut ou Rewe.

- Gosta de navegar no Youtube? Baixe seus vídeos para o PC antes de viajar. A GEMA (espécie de ECAD deles lá) bloqueia tudo e mais um pouco. Aqui vai o vídeo de uma cineasta revoltada porque seu vídeo não podia ser visto lá, mesmo ela tendo assinado uma permissão. Ela tem uma pronúncia bem clara (então acredito que não seja do Sul dos EUA, hehe) e, mesmo que seu inglês seja "the book is on the table" [o meu não é muito melhor], pode-se captar o espanto e a ironia com que ela trata o bloqueio.

Agora algumas fotos para fechar o post:

Teatro

Vila em algum lugar na região central da cidade

Gänseliesel - símbolo da cidade - a rua estava em reforma, o que não me ajudou muito na hora de fotografar

Alguns casarões nas imediações do Goethe - ou um pouco mais longe, pois acabei me perdendo nesse dia:

Não bastasse morar nesses casarões, boa parte dos moradores do bairro ainda tem motor homes:
Uma choupaninha no bairro seria ótima... mas eu já me contentaria com o motor home!

No prédio do Goethe:
À esquerda, o anexo de construção mais recente

Detalhe numa das varandas

O prédio é cheio desses detalhes misteriosos

"Para levar!" - essa caixa estava em frente a uma casa perto do Goethe. Achei legal a cultura de não desperdício que vi por essas bandas. Também aproveitei e peguei uma. Estava docinha...

Nas paradas de ônibus viam-se alguns cartazes de uma campanha de conscientização sobre o HIV e a participação dos portadores na sociedade:

Bem, por enquanto é só. O post ficou até mais longo do que eu tinha imaginado!

Para não perder a tradição: editor do Blogger, you suck! Sério. Por que essa obsessão em mudar tamanho e tipo de fonte nos meus posts? O jeito é eu me conformar. A partir de agora os posts ficarão nessa fonte gigante. Contra a minha vontade, registre-se. Intime-se. Publique-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário