segunda-feira, 7 de abril de 2014

Ainda o curso de alemão em Göttingen

Olá, pessoal!

Mais um post desta humilde blogueira bissexta.
Vejo que algumas pessoas têm chegado aqui procurando informações sobre o curso de alemão. Infelizmente, depois de tanto tempo, os posts já são escritos sem aquele frescor de quem acabou de descobrir grandes novidades. De qualquer forma, vamos lá.

Nossa turma tinha 11 alunos. Depois de poucos dias, uma colega pediu para mudar de turma e foi para o B2.3. Achei estranho, pois ela estava num nível bem avançado; mas ela disse que preferia assim porque tinha feito outro semestre de curso com a mesma professora, e estava fazendo exercícios repetidos. 

Mais alguns dias e a turma receberia outra colega vinda do B2.3. Como citei aqui, o resultado do teste de nível não deve ser levado a ferro e fogo.

Logo no primeiro dia a professora deu dicas gerais de sobrevivência na cidade (onde encontrar supermercado, onde comprar bicicletas usadas, etc) e explicou como as coisas funcionariam. Para quem fizesse o curso de um mês, as provas de certificados seriam na terceira semana. Haveria uma excursão - ela pediu sugestões de local. Chegamos a um consenso de que seria melhor a excursão ficar para a última semana, porque seria mais prático para os colegas que fariam prova). Como fiz o curso de duas semanas, não participei e não tenho como falar muita coisa.

Já que falei em materiais: nas turmas que usam livros, eles são entregues nos primeiros dias. Nós do C1 (acho engraçado dizer que fiz um curso de C1, hahaha!) usávamos material xerocado. Fazíamos revisões gramaticais de assuntos como voz passiva e regência (qual preposição combina com qual verbo?), além de expressões idiomáticas. Alguns exercícios de regência você pode ver aqui (dica do autor deste blog).

Alguns alunos estavam se preparando para tirar provas de certificado. Embora não fosse um curso preparatório, estava bastante interessante para esse público: tivemos exercícios simulados e algumas informações sobre a dinâmica das provas (qual é aplicada primeiro, quanto tempo para cada uma...).

Fizemos duas apresentações de seminário:

- para o primeiro, o tema foi: herança cultural do país de cada um. Não havia nacionalidades "repetidas" - éramos uma brazuca, uma francesa, uma belga, uma espanhola, uma italiana, uma norte-americana, um japonês, um dinamarquês, uma russa, um egípcio e uma ucraniana.
Na véspera do dia marcado para meu seminário, a professora perguntou se eu poderia apresentar. Não sei se foi um mal-entendido ou se ela queria antecipar os seminários. Então abri meu arquivo no Prezi (eu estava tentando aprender a usar aquilo) e fiz uma apresentação meio improvisada, pois ainda não tinha me preparado 100%! Mas deu certo.

Nossa colega dos States, professora de ensino infantil, fez uma apresentação fofinha sobre o Alasca. Engraçado que ela não dizia que era dos Estados Unidos; dizia sempre que era do Alasca.
Copyright by Nancy, que arrasou na apresentação e nos explicou muitas coisas sobre o Alasca

- A outra apresentação fez parte de uma série sobre a queda do muro. A professora fez uma lista com alguns eventos históricos desde a ocupação de Berlim no pós-guerra até o famoso dia da queda, e cada aluno ficou com um evento para desenvolver.
Claro que escolhi esse aqui, né?!

A professora também contou um pouco da experiência pessoal naqueles tempos - ela vivia no lado oriental e era adulta quando caiu a cortina de ferro. Eu era adolescente e me lembro de como o mundo acompanhava tudo aquilo com interesse. É curioso conversar sobre essas coisas com a geração mais nova: eu tendo testemunhado e muitos deles nem eram nascidos! [velhice mode on] Se bem que a faixa etária da turma era bem variada: dos 20 aos 50 e poucos.

Também tivemos, como atividade extra proposta por um dos colegas, a exibição de um filme. Vimos "Os intocáveis" na versão dublada em alemão. Entendi algumas partes, e outras não (agora, vendo o trailer no PC, consigo distinguir os sons um pouco melhor); mas felizmente já tinha visto o filme e a compreensão da história não dependeu das minhas habilidades no Hörverstehen.

Por enquanto é isso. No próximo post, mais algumas fotos de Göttingen para fechar o ciclo sobre o curso de alemão. Agora que estou de férias, acredito que não demorará tanto assim.

Tschüs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário