domingo, 26 de maio de 2013

Filme - Világszám

No ritmo em que estou vendo esses filmes... sério, gente, que vergonha!

Hoje foi a vez de Világszám ("Atração Mundial"). Dois irmãos gêmeos nascem num circo e tornam-se os palhaços Dodó e Naftalin. Dodó, alguns minutos mais velho, sente-se responsável pelo irmão - e esse sentimento tem uma causa um tanto trágica que não vou contar aqui. Anos depois, estoura a Revolução de 1956: os húngaros tentam se libertar do governo implantado pelos soviéticos após a Segunda Guerra. O foco do enredo é a trajetória dos irmãos nesse período. Não se deixe levar pela capa alto-astral do DVD e pela classificação de comédia: achei mais para drama, às vezes com um toquinho de humor negro. Sabe a história do palhaço triste? Pois é.


Capa do DVD

Aqui vai o trailer:


Cena da abertura:


Página do filme no IMDb: Tem uma resenha bastante esclarecedora, que ajuda a compreender o filme no contexto de outras obras do mesmo diretor. E, como sei que sou péssima resenhista de filmes, vai aqui uma outra muito boa, em português!

Fiquei meio confusa em alguns trechos, acho que em parte por não conhecer o contexto político da época. Achei a produção simples e caprichada ao mesmo tempo. A trilha sonora  é muito boa. Tem curiosidade sobre os filmes húngaros? Confira esse; mas, como escrevi há pouco, não se iluda achando que vai ver uma comédia. O filme até tem uma mensagem de otimismo - pessoas que vão atrás de seus sonhos apesar de todas as dificuldades -, mas é bem sutil.

Ficha: Világszám ("Colossal Sensation", na versão em inglês) (2004 *). Diretor: Róbert Koltai. Duração: 95 minutos. Com Róbert Koltai, Gáspár Sándor, Orsolya Tóth, Jiří Menzel, Gyula Bodrogi, Anna Györgyi e outros. Distribuidora: HungariCom. DVD com legendas em inglês, alemão, francês, russo, italiano, espanhol, romeno, tcheco, eslovaco, polonês e húngaro [ufa!].


(*) Não consegui descobrir se o filme é de 2004 ou 2005, pois encontrei as duas informações e a capa do DVD não diz nada sobre isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário