sábado, 2 de julho de 2016

Fazendo compras no supermercado

Olá!

Hoje comento um pouco sobre uma questão importante, principalmente para quem vai ficar uns dias a mais em Medellín. Acredito que muita coisa se aplique a várias cidades médias/grandes na Colômbia.

A maior parte das compras de supermercado eu fiz no Éxito do Unicentro ou da 33. Lembra um pouco o Pão de Açúcar, com produtos Taeq e Casino. A loja do Unicentro tem uma espécie de restaurante/lanchonete/refeitório onde muita gente compra porções e consome lá na hora. Tem café da manhã também. Subindo a escada rolante tem uma seção de bazar com produtos como toalhas e utensílios de cozinha. Comprei uns esmaltinhos na seção de cosméticos, inclusive alguns da Essence a preços bem camaradas.

Um dos professores deu a dica de outra rede, a Tiendas D1, dizendo que os preços lá são melhores que no Éxito. O post aqui não só confirma isso, como dá um comparativo. O problema é que demorei demais a encontrar uma loja - apesar da lista que aparece no site, e são muitas unidades! Mas meu senso de orientação é horrível. Como sou muito boazinha [:-)], aqui está a localização de uma loja bem perto da UPB.

Vi algumas lojas da rede Carulla enquanto quando fui ao Poblado (depois tenho que escrever sobre o que fiz no bairro). Passei numa loja deles quando estive em Cartagena. A impressão que tive é que se trata de uma rede para os mais endinheirados.

Se você assistiu à edição colombiana do Masterchef, deve ter visto o merchan da rede Olímpica. Não cheguei a fazer compras nos supermercados deles, então também não posso dar muitas dicas.

Para mais informações sobre supermercados e comércio em geral, dê uma olhada neste site.

Outra possibilidade para fazer compras são os mercadinhos de bairro e algumas feiras orgânicas. Vale a pena xeretar as opções no bairro em que você esteja pensando em se hospedar.

Contando um pouco mais sobre minhas experiências de compra no Éxito: é bem parecido com a maior parte dos supermercados que vemos aqui: frutas e verduras são pesadas no caixa; tem caixa rápido para pequenas compras (não lembro se tem caixa preferencial; acho que sim); tem programas de pontos. O número de pessoas trabalhando nos caixas é satisfatório: em nenhuma das vezes fiquei presa em fila que não andava.

Todas as vezes em que precisei pagar com VTM foi tranquilo. Uma vez a moça pediu um documento de identidade. Se você é dessas pessoas que andam só com a cópia, fique esperto. Das outras vezes não pediram nada.

Muitos produtos são vendidos em embalagens econômicas tamanho família; mas você consegue comprar também produtos em quantidades menores - inclusive papel higiênico em rolo individual.

Existe um programa de redução do uso de sacolas plásticas. Você até consegue sacolas sem ter que pagar por elas, mas é num esquema meio contadinho. Ponha umas ecobags na sua mala e faça uma viagem feliz e ecologicamente correta em terras colombianas.

Até a próxima!


Palavras do dia:
- bolsa: sacola
- bolso: o que no Brasil chamamos de bolsa
- bolsillo: o que chamamos de bolso
Pelo menos na Colômbia é assim! Não sei se é diferente em outros países.






2 comentários: