sábado, 9 de julho de 2016

Alguns comentários sobre alimentação - parte II

Comentei na parte I algumas particularidades da cozinha colombiana. Não viu? Confira!

Uma das diferenças mais radicais em relação aos hábitos brasileiros é o uso do abacate. Sim, sei que a abacatada faz de nós uma exceção entre os latino-americanos; e eu sabia que o professor levaria um susto quando eu explicasse a receita. Pois é... ele simplesmente engasgou e não acreditou no que tinha ouvido. Tive que repetir candidamente que batíamos o abacate com leite e açúcar.

Reação do professor quando falei sobre a vitamina de abacate :-D

Outra coisa que me chamou a atenção nos supermercados foi o feijão. Encontrei variedades diferentes, com enormes grãos vermelhos ou rajados. Alguns parecem mais amendoim do que feijão. Este arquivo tem fotos de alguns tipos diferentes para nós: cargamanto, bola roja, calima...

Uma boa dica para quem quer experimentar a comida típica é uma rede de restaurantes chamada Cazuelas de Mi Tierra. Tem uma unidade no CC Unicentro. Cazuela é a palavra em espanhol para caçarola, mas também pode designar os cozidões feitos nesse tipo de utensílio. Nessa rede de restaurantes a cazuela é um cozidão incrementado e com "sustança" que vem numa cumbuca e também com uma saladinha toda enfeitada. Minha sugestão, exceto se você for um marmanjo faminto, é que peça mesmo a porção pequena. A limonada de coco é uma das melhores que provei. E eles têm cazuela vegetariana também. A ideia dessa rede é promover não só a comida, mas a própria cultura colombiana e assim é possível encontrar lá alguns itens de souvenir, como as famosas bolsas wayuu.

Outro item típico são os patacones: são uns discos de banana verde frita, amassada e frita de novo. Servem como petisco ou acompanhamento de pratos principais. E por falar em banana, fique de olho na distinção que os colombianos fazem:

- plátano: aparentemente é uma banana, mas para eles não tem status de fruta. Isso porque não é consumido cru (é considerado indigesto) e sempre entra como acompanhamento de algum prato salgado. 

- Banano: são as bananas consumidas como tal.

Palavra do dia:
Frijol ou fríjol: feijão. Em alguns países da América do Sul se usa a palavra poroto (do quéchua purutu).
Não sabia que existia essa forma fríjol, com acento na primeira sílaba. Na Colômbia ela é bastante usada. Mas vi frijol também.


.


Nenhum comentário:

Postar um comentário