quinta-feira, 21 de julho de 2016

Participando de uma corrida de rua

É, gente...

Há uns 10 anos tive uma fase "dublê de atleta" e cheguei a participar de algumas corridas de rua em Brasília. Aos poucos fui diminuindo a frequência e disciplina e, quando tentei retomar essa rotina em 2014, sofri uma queda e rompi os tendões do tornozelo direito. Mesmo com muita fisioterapia, não ficou igual ao que era antes.

Resolvi que teria que participar de uma prova de rua em Medellín. Essas corridas têm um clima festivo, eu participaria de uma atividade junto com os habitantes e teria uma outra visão da cidade. E o principal: eu teria uma meta para perseguir e isso serviria de estímulo para derrubar a preguiça.

Pesquisei as provas que aconteceriam durante minha permanência e descobri a Corre Mi Tierra. É um circuito de corridas em várias cidades da Colômbia, nas opções 5 e 10km. Fiz a prova de 5km e vou contar como foi.

Fiz a inscrição numa loja Sportline (é como a Centauro deles) dia 11/04. A prova seria realizada no dia 24. As inscrições podem ser feitas online ou na forma presencial. A taxa custa 40.000 ou 50.000 pesos, dependendo da distância percorrida (10km é mais caro) e da antecedência na inscrição. Comparada com as inscrições de outras provas "classe média/média alta" que vemos no Brasil (Circuito das Estações Adidas, Eco Run, etc), cujas inscrições saem em torno de 100 reais, é uma pechincha.

O que eu chamo de "prova classe média/média alta"? São justamente essas que dão kits cheios de mimos, têm inscrições caras e não costumam atrair atletas profissionais em busca de índices e prêmios em dinheiro. O kit veio com uma sacolinha, um monte de saquinhos de granola e barras de cereais, amostrinha de protetor solar, dois mini desodorantes, uma camiseta de boa qualidade... e a inscrição incluía serviços de filmagem, inclusive com drone. Sem falar do aquecimento animado por DJs (e bandas típicas tocando ao longo do percurso), serviço de guarda volumes e transporte da chegada até o ponto de partida.

Peguei o kit na véspera da prova, no Centro Comercial Santafé, bairro El Poblado.

No dia da prova peguei um táxi até o CC Santafé, o ponto da largada. Um detalhe é que a ponte de acesso estava interditada para a corrida e os desvios não foram sinalizados. O taxista não ficou nada satisfeito, mas no fim acabamos chegando. Segui o fluxo dos participantes rumo ao aquecimento. Embora fosse cedo, o shopping tinha uma entrada aberta para que pudéssemos usar o banheiro. O aquecimento estava bem animado. Muita gente correndo junto com as crianças e totós. Aqui o percurso da prova de 5km:


Os primeiros metros são em descida. A maior parte do percurso é plana e no final tem umas subidinhas cansativas. Muita gente, inclusive eu, fez parte do percurso andando. No final minha velocidade média foi de 7km/h, o que corresponde a um trote leve. Fiquei na meiúca do grupo da minha faixa etária. Considerando que eu não estava bem condicionada e que meu tornozelo não doeu, achei bom demais.

O final do percurso foi na ponte Gilberto Echeverri. Um pouco estreita para receber tantos corredores, mas no final deu tudo certo. Ah, esqueci de comentar: a largada da prova de 10km é feita 15 minutos antes. Achei bem prática essa separação. Outro detalhe é que o chip é incorporado ao número de peito e não precisa ser devolvido depois.

Ganhamos mais alguns mimos, uma medalha, fotos para quem quisesse... aqui a polaroid que tiraram no dia.

Por falar em filmagem: comi mosca e demorei muito para tentar baixar minhas fotos do site. Tentei fazer isso em junho e... as fotos e resultados já tinham saído do ar. Eles são rápidos para retirar os registros das provas já ocorridas e muito rápidos para disponibilizar as inscrições para as provas do ano seguinte. Se participar, não seja como eu: faça logo o download das fotos e vídeos em que você aparece.

Ah, sim, as rifas: no final da prova o locutor está lá com muita vontade de distribuir prêmios: passagens da VivaColombia, diárias de hotel e, principalmente, vale compras de 100.000 pesos nas lojas Sportline. Tem algum casal participando? Crianças que queiram subir ao palco para contar alguma piada? Aniversariantes? Até que... tem algum estrangeiro participando? \o/ A primeira a se apresentar foi uma inglesa que estava em Medellín para um curso de espanhol. O locutor perguntou qual era a palavra mais difícil no idioma. "Carrera", ela respondeu com aqueles R ingleses. Já eu me apresentei e não precisei pagar mico, hehehe!

Gastei o vale compras num top de corrida e num kit de meias.

Aqui o depoimento de outro estrangeiro que participou da mesma edição.

Se você tem interesse em participar de alguma prova lá, recomendo os sites:
 - MCM Eventos: organizam várias provas na cidade, inclusive a Maratona das Flores [essa não é para mim: 70 dólares a inscrição para estrangeiros!] 
- Titanes Medellín: grupo de atletas amadores que também registram provas em suas redes sociais. Encontrei uma foto minha no Facebook deles.
 - Soy Maratonista: calendário de várias provas na América Latina e no mundo.

A experiência foi ótima e serviu como incentivo. Agora é treinar para um dia voltar a Medellín e participar de outra prova!

Palavras do dia:
- maratón: o dicionário da RAE diz que é masculino. Curiosamente, lá eu vi todo mundo dizendo "la maratón" - inclusive os professores.
- keniata: o dicionário da RAE apresenta keniano ou keniata. Quando falei keniano na UPB o pessoal ficou meio sem entender. Parece que lá a forma mais comum é keniata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário