sexta-feira, 22 de julho de 2016

Minha saga com as arepas

Pessoal, termina aqui a série de posts sobre minha saga colombiana. Vou tirar uns dias sem postar e depois retomo a programação interrompida do blog, inclusive sobre o curso de húngaro. Beleza?
  
Comentei um pouco sobre as arepas aqui. A pergunta era: como fazer quando voltasse ao Brasil?

Esse prato típico é feito com um produto chamado masarepa, que nada mais é do que farinha de milho pré-cozida. A marca de masarepa mais conhecida é a Harina PAN. Confiram:


Prazer, Harina PAN

Primeiro abri o pacote de harina pan integral. Segui as instruções da embalagem: 1 xícara de harina pan, 1 1/4 xícara de água. Deixei descansar uns minutos e tentei moldar as bolinhas para achatá-las em seguida e fritar numa frigideira anti-aderente.

Fuén fuén fuén fuén fuén... as arepas ficavam molengas em cima e queimavam embaixo. Quebravam na hora de virar, um desastre total.

Resolvi fazê-las no forno. Amenizou um pouco. Então encontrei uma dica no Youtube: para deixar a massa menos grudenta, o truque é reduzir a quantidade de água. Passei a usar 1 xícara de água para cada xícara de harina pan. Melhorou bastante.

Acabou a harina pan integral e passei a usar a branca. Aí outra descoberta: a harina pan branca é bem mais fácil de manusear. Consegui moldar as arepas com mais facilidade, embora elas continuem com uma aparência meio tosca. Outra coisa interessante é que, com a massa branca, a arepa tende a formar uma espécie de bolha e fica com a divisão interna como um pão sírio (a foto explica melhor):


A arepa forma uma espécie de bolsa

Essa chapa perfurada (parrilla de arepas) foi comprada no Éxito
 Frigideira levemente pincelada com óleo, só para garantir. Se a sua tiver o anti-aderente em dia, não precisa
 

Ficou assim porque sou fã de comida queimadinha

Ah, mas aqui não se vende harina pan. E agora?
Uma dica que me deram: milho para canjica triturado. Ainda não testei.

Outra dica, e essa vai para os moradores de Brasília: os meninos da Boa Cozinha Colombiana participam de eventos (praças de food truck, festas juninas, etc) vendendo arepas recheadas. Você também pode comprar arepas simples para depois esquentá-las em casa. Basta fazer o pedido pelo Whatsapp.

Vale a pena ler também este artigo sobre a comida colombiana e uma cozinheira que vende suas especialidades em São Paulo.

Vou tirar uns dias sem escrever e depois volto com novos e velhos assuntos. Até mais!




2 comentários:

  1. Respostas
    1. Ops... sem stress, Unknown! Sei que existe essa briga. Apenas escrevi que só tive oportunidade de provar arepas na Colômbia - e em Brasília, feitas por colombianos.

      Excluir