quarta-feira, 13 de julho de 2016

Passeando em Medellín com o Turibus

Depois do passeio ao Pueblito Paisa com direito a flagra da gravação do Masterchef Colômbia, resolvi fazer um programa bem turistão no dia seguinte. E o que melhor para isso do que pegar um ônibus turístico?

Peguei um táxi pela manhã rumo ao Parque de los Pies Descalzos. A ideia era explorar um pouco a região e pegar o Turibus. Acabou que quase não tive tempo de andar por lá, pois o ônibus já estava quase de saída para o Cerro Nutibara. Aproveitei para turistar um pouco mais no Pueblito Paisa, já que na véspera o foco tinha sido mesmo a gravação do Masterchef. :-D

O Turibus funciona no esquema hop on hop off: você pode descer em qualquer parada, circular na área e depois pegar outro ônibus ou até o mesmo, pois ele fica um tempo parado em algumas atrações. Fique de olho no plano de horários. São duas opções: o bilhete para 24h, por 35.000 pesos, ou para 48, por 56.000 pesos. Fiquei com a primeira opção, já que era domingo e não teria como aproveitar o dia seguinte para usar o serviço.

Não tem audioguia, mas a moça que descrevia as atrações falava um espanhol bem claro.

Aproveitei o Turibus para descer na Plaza Botero, no Parque del Poblado e no Parque de los Deseos - onde tomei o metrô e depois metrocable para ver a cidade de cima.

Alguns desses passeios eu refiz e vou descrever em outros posts. Este foi mais para falar do Turibus mesmo.

Estedeo mostra um pouco do percurso feito num ônibus de dois andares. Não cheguei a andar nele. Fiz o passeio só no ônibus pequeno estilo bondinho.

Vale a pena pegar o Turibus?

Achei que sim: tanto para ver aqueles lugares interessantes, mas não essenciais, fazendo por eles um "turismo preguiçoso" (ou seja, matar a curiosidade) quanto para definir alvos para os passeios seguintes. E se você vai passar um fim de semana em Medellín por causa de uma conexão da VivaColombia, mas não sabe muito bem o que fazer na cidade... o Turibus passa por pontos importantes e representativos - diferentemente do ônibus turístico de Cartagena, em que a maior parte do percurso acaba não sendo tão interessante assim.

Por outro lado: se você é um mochileiro no esquema "econômico mega hard" e está hospedado perto do metrô, conseguirá chegar a vários desses lugares por um preço mais amigo. 
  
Resumindo: o Turibus é interessante, mas é possível explorar a cidade de outras formas. Tudo vai depender da sua disponibilidade de tempo e, principalmente, de grana.
 
Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário