terça-feira, 5 de julho de 2016

Passeando em Medellín: Pueblito Paisa e tietagem no Masterchef!

O segundo fim de semana em Medellín não prometia muita coisa: céu nublado... e se acontecesse como na visita ao Jardim Botânico?

Resolvi ir ao Pueblito Paisa: é uma reprodução de uma vila colonial típica da região, situada no alto de um morro chamado Cerro Nutibara. Um ponto turístico tradicional da cidade. Bem turístico mesmo: barraquinhas de comida e souvenir, feirinha de artesanato dependendo do dia, um museu que acabei não visitando (e que tem uma lojinha com alguns artigos de souvenir um pouco mais incrementados). E por fim, uma ótima vista da cidade. 

O acesso ao Cerro Nutibara e ao Pueblito Paisa é gratuito. Não sei se cobram entrada no museu


Encontrei um ambiente agitado: caminhões da rede RCN (uma das grandes cadeias de rádio e TV da Colômbia), muita gente... até que escutei uma senhora conversando ao celular e dizendo que estavam gravando o Masterchef naquele momento.

Eu já tinha visto a primeira temporada no Brasil pelo canal TLC. Comecei com a ideia de praticar a parte auditiva (o TLC tem as opções som original - sem legendas - e dublada). Tentei ver também as versões mexicana, argentina e brasileira. No final fiquei só com a versão colombiana mesmo. Apesar de durões, achei os jurados mais respeitosos com os participantes: as críticas têm sempre uma razão técnica ou disciplinar. Já as outras versões... lembro que uma vez no Masterchef México um dos jurados chegou perto de uma das participantes e soltou: "sinto cheiro de fracasso" - assim, fazendo o maior bullying simplesmente do nada. E não estou nem um pouco disposta a ligar a TV para ver pessoas sendo humilhadas. Já basta ter que ver isso em tantas situações do dia-a-dia. Outro ponto positivo da edição colombiana é a apresentadora Claudia Bahamón: nada de ficar impassível. As expressões de angústia que ela faz quando os participantes passam por algum perrengue são tudo!

O fato é que minha mãe começou a ver também e não só: começou a implicar com as broncas que o Jorge Rausch dava nos participantes. Eu sempre achei que o Nicolás de Zubiría tem mais cara de mau. Enfim, né? Antes de viajar eu dizia de brincadeira que ia tietá-los durante alguma prova de campo em Medellín. Como se a Colômbia fosse a praça da matriz numa vila de 2000 habitantes onde você dá um passeio e encontra todo mundo. :-D

E não é que aconteceu? Subi as escadas e fiquei perto do cercadinho que isolava a área da prova, junto a outros curiosos. E quando o Jorge Rausch saiu apressadíssimo para gravar em outro prédio, pedi uma foto. \o/ Não ficou boa (luz estourada) e pedi outra. Saí de olhos fechados (aff...). Então a Claudia Bahamón saiu da área da prova e pedi foto também! O Nicolás de Zubiría saiu voando e nem tive tempo de tietá-lo. E o Paco Roncero não estava.

Embora eu não seja muito fã de fazer exposição da figura aqui no blog, vou abrir uma exceção para o registro dessa coincidência inacreditável. :-)


Tietagem com Jorge Rausch


Tietagem com Claudia Bahamón
É como dizem: cuidado com o que você deseja porque pode se tornar realidade. Agora é esperar que a TV brasileira transmita logo a segunda temporada. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário