sexta-feira, 15 de julho de 2016

Passeios: Plaza Botero, Museu de Antioquia, Metrocable

Continuação deste post com mais alguns passeios em Medellín.

A Plaza Botero fica bem no centrão da cidade. O nome faz referência ao pintor e escultor Fernando Botero, nascido em Medellín em 1932 e que, de acordo com este artigo da Wiki, atualmente mora em Paris. O artista doou várias de suas obras ao governo e à municipalidade, e algumas de suas esculturas estão nessa praça à disposição de quem quiser simplesmente andar lá e ver.

Vi na praça um pouco de assédio ao turista: com fotógrafos profissionais oferecendo seus serviços (todo mundo quer uma foto ao lado de uma das esculturas) e outros vendendo chapéus ou miniaturas das estátuas. Mas nada disso é o fim do mundo: se não quiser, é só recusar e pronto.

Também vi na net algumas reclamações quanto à segurança. Se você está acostumado aos centrões das nossas metrópoles, sabe que não é bom ostentar riqueza nem andar no local depois que escurece. Apesar de ter visto vários policiais por lá, eu ainda daria esse conselho. Mas eu mesma não vi nada estranho durante o passeio.

Se você preferir participar de uma caminhada em grupo, experimente o walking tour do Real City Tours: andam pela região central da cidade, inclusive a praça Botero, e explicam o significado e a história das esculturas. Não cheguei a fazer esse tour porque já estava cheio quando fiz a reserva. Porém, alguns colegas de curso fizeram o passeio com eles e falaram bem. Obs: guia em inglês.


Escultura da Plaza Botero em frente ao Palacio de la Cultura
Na praça estão também o Museu de Antioquia, com exposições temporárias e permanentes. Obras de vários artistas, inclusive Botero. A entrada para estudantes estrangeiros custa 9.000 pesos. Lembra que falei sobre o carné da UPB? Não se esqueça de ir com ele, caso esteja matriculado nesse curso.

O museu tem uma cafeteria anexa, que não visitei, e uma lojinha.


Museu de Antioquia

Uma das pinturas que podem ser vistas no museu
Outra atração é o Palacio de la Cultura Rafael Uribe Uribe. Não cheguei a entrar, mas a vista do prédio já vale a pena.

Mais fotos dessa parte da cidade podem ser vistas no Flickr. Confira!

Outro passeio interessante em Medellín é o Metrocable (mapa aqui). Nada mais é do que um teleférico que funciona como extensão do metrô para a população que vive nas comunas situadas nas encostas que cercam a cidade. O sistema é integrado: fiz uma parte do percurso com o metrô e depois simplesmente peguei o metrocable com o mesmo ticket. A ideia era conhecer o sistema e ver a cidade de cima.

Reparei que vários ali estavam fazendo a mesma coisa: mochileiros gringos, famílias locais com crianças, todo mundo queria conhecer ou mostrar o sistema.
 Embarque 

Em cada cabine há dois bancos - com capacidade para três adultos - de tal forma que os passageiros ficam de frente uns para os outros. E eu estava de frente para uma menininha que me olhava com curiosidade. Acho que ela percebeu minha cara de desconforto: é que, embora eu não chegue a ter pânico de altura, também não acho a coisa mais agradável do mundo. E a cabine dá um tremelique quando passa de um poste para o outro.



Os pais da menina logo passaram a puxar conversa comigo - de onde eu era, se estava gostando de Medellín... o homem tinha morado em Letícia, bem na fronteira com o Brasil, e a conversa seguiu até que o passeio terminou - já mais confortável para mim.
 
É possível usar o metrocable como transporte até o Parque Arví. Infelizmente não fiz esse passeio. Vai ficar para uma próxima oportunidade. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário