segunda-feira, 4 de julho de 2016

Medellín - alguns sites interessantes

Olá!

Um post atrasado com algumas referências online que podem ser interessantes para quem quer saber mais sobre Medellín. Estou priorizando sites e blogs com opiniões pessoais que usei ou encontrei nas pesquisas que fiz para minha viagem. Provavelmente vou editá-lo algumas vezes para acrescentar links, OK?

- O nome disso é mundo: já mencionei esse blog outras vezes. Tem uma seção específica sobre Medellín escrita pela Camila, uma brasileira que mora lá. Dicas práticas sobre transporte, visto Mercosul, etc. Tudo com muita sensibilidade e boa escrita. Tem como não amar?

- Blog do professor Rogério: um brasileiro fez curso de espanhol em Medellín e Bogotá em 2013 e escreveu suas experiências nesse blog \o/. Embora esteja inativo, vale dar uma olhada nas informações e impressões que estão armazenadas nele.

- Los amantes pasajeros: blog de viagem com um relato turístico em português, mais detalhado que a maioria que vi na net.

- Medellín living: blog em inglês escrito por diversos colaboradores. Também já o citei por aqui. Dá dicas bastante práticas, geralmente com informações sobre custos. Um ponto positivo é que alguns colaboradores moram na região metropolitana, em lugares como Envigado e Sabaneta - e assim as dicas cobrem também essas áreas, não ficando limitados ao circuito Poblado - Laureles. Alguns posts, como as dicas sobre erros clássicos em espanhol, são mais para anglo-saxões mesmo. De qualquer forma vale a pena examinar esse blog com carinho.

- MedellínColombia: não cheguei a basear minhas pesquisas por este site, mas o coloquei aqui porque ele mostra um exemplo de associação entre ensino de espanhol (a escola Toucan) e turismo (walking tour, café tours, etc). O site tem mapas, diretório de serviços... vale a pena xeretar.
Acho interessante/engraçado ver dicas gringas sobre Medellín e a Colômbia em geral: tome banho todo dia e use desodorante, pois os colombianos são "obcecados" com a limpeza corporal. Gente, isso é o básico... não tem nada de "obsessão" aí. :-D   E vou dizer, vi essas mesmas dicas em vários outros sites.

Vídeos:

- Programa Cidade da Gente, com Luciana Katahira: a apresentadora trabalha/trabalhou numa afiliada do SBT em Minas (o sotaque não deixa mentir) e preparou essa série chamada "Colômbia surpreendente". As dicas não são exatamente inéditas, mas é um bom começo e a apresentação é bem simpática. Deixo o link para a parte 1:

- O mundo segundo os brasileiros: série produzida pela Band com a participação de moradores das cidades que apresentam. Sou viciada! O vídeo a seguir apresenta alguns temas sensíveis - uma das participantes fala do narcoturismo, que já comentei aqui. Mas enfim, é bem interessante:

[Edit: alegria de pobre dura pouco. Canal bloqueado devido a questões de direitos autorais. Vou manter o link... quem sabe um dia liberem. Não custa sonhar.]

Para quem quiser ouvir um pouco do sotaque, aqui vão dois vídeos gravados em Medellín para o canal Easy Languages:


Esse canal é ótimo. Tem vídeos em diversos idiomas: húngaro, polonês, mongoliano (*)... e os de espanhol são produzidos em vários países: Colômbia, México, Peru, Espanha... vale a pena conferir.

O canal TeleMedellín é mantido por empresas públicas e tem sinal ao vivo, disponível para o Brasil.

Vídeo curiosidade inútil - veja se tiver tempo. Fique de olho no carro que aos 6:11 liga seta e desiste. Esse carro estava me dando aflição. Sabe quando você sente que a pessoa não está muito segura? Confira o que acontece aos 7:55:

 
Tem vários vídeos mais interessantes e bem produzidos na linha "passeando de carro/metrô/moto/etc" em Medellín. Postei esse porque foi um dos primeiros que vi, e também por causa da aflitiva cena de barbeiragem. Ah, e é interessante reparar na quantidade de táxis.

Por enquanto é só. Até a próxima!

(*) Já li por aí que "mongoliano" é o gentilício e "mongol" é a etnia. Acho estranhíssimo escrever "mongoliano", mas vai saber...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário