quinta-feira, 30 de junho de 2016

Passeando em Medellín: Parque de los Deseos, Parque Explora, Jardim Botânico...

Não se iludam pelos posts sobre cinema: já estavam programados e deixei assim! Na verdade, o primeiro passeio de fim de semana foi à região do Parque de los Deseos/Casa de la Música, numa região que forma uma espécie de complexo que inclui ainda o Parque Explora e o Jardim Botânico. Tudo isso perto do metrô e da Universidade de Antioquia.

São pontos turísticos clássicos de Medellín e certamente você vai encontrar muita informação sobre eles. Seguem a proposta de fazer com que a população ocupe os espaços públicos. Muitas famílias aproveitando o dia nessa parte da cidade.

A Casa de la Música é um prédio com um salão onde se veem grupos estudando ou conversando. Tem wi fi gratuito. Para aproveitá-lo por mais tempo, é necessário fazer cadastro. Ah, e nesse prédio é comum encontrar grupos de dança fazendo seus ensaios.
 Casa de la Música

O Parque Explora é um museu interativo com exposições fixas e itinerantes. Não são só exposições: tem demonstrações e experimentos, alguns com horários predefinidos. Veja os cartazes nas salas.

Uma exposição interessantíssima era sobre a física do organismo e o funcionamento do cérebro. A foto da ilusão de ótica é clássica! Já existe uma câmera posicionada em frente. Você só precisa digitar o e-mail e a foto é enviada. :-)
A foto!

Muitos dos jogos são pensados para serem realizados em duplas. Mas, se você estiver só, pode pedir ajuda aos monitores (claro que complica se o local estiver mais cheinho), como o rapaz que posou comigo para a foto.

A entrada custa 23.000 pesos. Vale a pena conferir também os souvenirs na loja do museu.

Tem ainda o planetário e o aquário. Não visitei esses espaços... na verdade, esse primeiro dia de passeio ficou um pouco prejudicado pelo tempo - ameaçando chover o tempo todo, e mais para a frente realmente choveu - e por um pouco de cansaço da viagem.

O Jardim Botânico tem entrada gratuita. Vale a pena conferir o orquidário, fazer uma boa caminhada e ver as iguanas.
Iguana com expressão enigmática

Achei que esse seria "o" dia para fotografar. Aqui uma decepção e uma dica: se sua máquina tem regulagem de exposição à luz, aprenda a mexer com ela e/ou deixe no automático. O céu nublado enganou minha câmera e quase todas as fotos saíram com a luz estourada. O pior é que só percebi na hora de passá-las para o PC. #fail :-(


#fail

Essa é uma parte da cidade para se passar várias horas. Quando a fome apertar, existem vários cafés/restaurantes disponíveis nessas atrações. Outra possibilidade é a praça de alimentação do Bosque Plaza: um shopping meio caidinho, mas que tem algumas boas opções. Foi lá que pedi uma arepa no estilo sanduíche, com milho verde (maicitos, como dizem os colombianos), queijo e cogumelos. E, claro, limonada de coco.


Não lembro o nome da lanchonete. Foi minha arepa preferida em Medellín

Infelizmente tive o contratempo com as fotos e um pouco com a chuva, que apertou quando estava no Jardim Botânico. Mas valeu muito a pena. No dia seguinte começariam as aulas e a expectativa era grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário