segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Um "oi" rápido para o pessoal do húngaro!

Olá, leitores! [alguém aí?]

Este blog é uma geleia geral sobre assuntos que estou vivenciando no momento e quando tenho tempo de escrever. Mais de dois anos de bagunça (já?).

O assunto que mais traz as pessoas aqui pelos caminhos do Google é... tãdã! Aprendizado de húngaro. E no final do ano passado/início deste ano a procura explodiu. É quando os estudantes estão planejando seus intercâmbios, procurando editais... e, bem, 2014 foi um ano paradinho para mim nesse quesito. Fiz minhas aulas pelo Skype, aprendi coisas novas, mas sem me dedicar tanto como essa linguinha danada merece. 

Mas o pessoal vem aqui, eu sei que existe pouco material na internet e dá até uma certa preocupação... sério! Então resolvi fazer um resuminho para você que chegou ao blog agora:

- cursos no Brasil: veja aqui e no Cidadania Húngara (confira também os comentários, sempre aparece algum professor com novas informações). Se quiser fazer aulas pelo Skype, aqui o contato da minha profe. 

- Material gratuito: o site Cidadania Húngara, acima, tem o link do curso do FSI dividido em 3 partes. Já tentei o curso do Livemocha e, sinceramente, não gostei muito: achei bitolado... criaram o curso de um idioma (acredito que o inglês) e a partir daí simplesmente traduziram para gerar os cursos de alemão, espanhol, etc.
Confira também aqui.
Obs: Quando quero formar opinião sobre uma série de idiomas, confiro o material de ensino de português. Se houver muitas falhas (e o Livemocha tem algumas), já fico com um pé atrás.

- Comentários sobre outros materiais: vejam este post que escrevi para o Mochileiros (23/10/2014). Estou com a ideia de desenvolvê-lo melhor, incluindo outros materiais, e postar essas informações no blog. Por enquanto, vai o post do Mochileiros mesmo.

- Pessoal que quer fazer doutorado sanduíche (acredito que não seja o caso da maioria, mas tá valendo): dicas aqui e nos posts seguintes. Dicas bem práticas de sobrevivência, como lidar com a burocracia da Capes, etc.

Por enquanto é só! Vou fechar mais uns posts sobre a viagem a Cartagena e ver se escrevo sobre alguns assuntos acumulados. Uma das minhas promessas para 2015 (tomara que eu consiga cumprir) é dar um gás aos estudos de húngaro. Aí terei mais sobre esse assunto para escrever aqui.

Siasztok!

Nenhum comentário:

Postar um comentário