terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Passeando no ônibus de city tour

Quem viaja por aí já deve ter visto aqueles ônibus, geralmente de dois andares, que dão uma volta pela cidade e passam pelos principais pontos turísticos. Em Cartagena também existe esse tipo de serviço, oferecido por diferentes empresas e com propostas também um pouco diferentes. Meu programa do dia 12/11 foi um passeio num desses ônibus. Já explico. Vamos lá?

- O Citysightseeing Cartagena é o clássico ônibus vermelho de dois andares, com audioguia. Eles fornecem o fone, daqueles de avião, e fica com você. Não tem opção de áudio em português, mas o áudio em espanhol é bem facinho de entender. O sistema é o chamado "hop on hop off": você pode descer onde quiser, fazer suas caminhadas e depois pegar o ônibus sem ter que pagar novamente. O tíquete vale por dois dias. São 8 pontos de parada, passando pelos bairros de Bocagrande, Castillogrande, Getsemaní, Manga (um bairro residencial simpático) e outros. Não circula dentro da cidade murada. O intervalo entre os ônibus é em torno de 1 hora e meia, podendo ser até mais longo em alguns horários. Confira a tabela aqui.


Comprei o tíquete por 45.000 pesos (para crianças é 35.000) em frente ao McDonald's da San Martín. O ônibus chegou uns 10 minutos depois do previsto. Aproveitei para fazer um reconhecimento geral da região mais distante da cidade murada e tirar algumas fotos de dentro do ônibus mesmo. Minha ideia era tirar o dia seguinte para ir ao Castillo San Felipe de Barajas, que faz parte do roteiro.

Só que... quando já estava descendo de volta ao hotel, a guia disse que não haveria passeios no dia seguinte (13 de novembro é feriado em Cartagena) e o tíquete seria válido até dia 14. O homem que tinha me vendido o passeio no McDonald's não tinha me informado isso e, aparentemente, também só ficou sabendo quando comentei. E que dia 14 eu já estaria voltando! O que fazer então?

Só de má, resolvi fazer o circuito novamente à tarde. Sim, fiz a volta completa do city tour duas vezes no mesmo dia! Afinal eu tinha que fazer jus aos 45.000 pesos, hehehe! Então bora pegar o ônibus de novo às 14:25 para pegar o tour a pé pela cidade murada. Esse tour é gratuito (em termos, já que todo mundo paga uma gorjeta ao guia) e termina na hora em que o ônibus passa novamente no local, ou seja, dura cerca de 1h30.

O guia era um senhorzinho que contou várias histórias interessantes (o que foi bom) e nos levou a algumas lojas "para ver, sem compromisso" (o que já não é tão bom, mas não chegou a tomar tanto tempo do passeio). Eu era a única brasileira num grupo formado por hispanofalantes (argentinos, um casal de uruguaios de meia idade, umas jovens de Honduras...) e o tour foi em espanhol. Um grupo pequeno e com boa química. Por mais que você seja bem resolvido sobre viajar sem companhia, a ideia de fazer parte de uma turma muitas vezes é bem vinda, e os grupos de tour ajudam bastante.

- Outra opção é o City Trolley Tour. Peguei o folheto, mas não testei. Aparentemente, esse tour não é no sistema hop on hop off. São 4 pontos de parada, e os intervalos são mais longos que no CitySightseeing. Nos tours de 9:00 e 14:00 há a opção de entrar no Castillo de San Felipe; o trolley passa 50 minutos mais tarde.



O tíquete do trolley tour custa 35.000 pesos para adultos e 25.000 para crianças de 4 a 12 anos.

- Uma opção com uma proposta mais boêmia é a rumba en chiva. As chivas são caminhões adaptados para transporte coletivo. É um tour com música ao vivo (a banda toca dentro da chiva) e bebidas. Para quem gosta desse tipo de passeio, vale dar uma pesquisada.

Vale a pena fazer esses tours?

Minha opinião: pode ser interessante para quem fica mais de 3 dias na cidade e quer ver além da cidade murada; mas pode ser dispensado sem maiores dramas.

Para mim valeu: eu estava num esquema mais preguiçoso e a comodidade de percorrer dezenas de quilômetros sem esforço foi interessante. Também fiz um reconhecimento por bairros mais distantes da cidade murada, passei pelo bairro de Getsemaní (que eu estava curiosa para conhecer, mas estava com um certo medinho em função do que tinha lido sobre ser perigoso e tal), tive uma noção de distância, aproveitei as informações do áudio-guia... 

Por outro lado, um dos meus principais objetivos - aproveitar o ônibus para visitar o Castillo de San Felipe no dia seguinte - não foi cumprido, já que não haveria tour. Se for só para visitar o Castillo, melhor pegar um táxi: sai mais barato.

Como a grande maioria das atrações de Cartagena está dentro da cidade murada (as exceções são o Convento de la Popa e o Castillo San Felipe de Barajas), vale a pena você se perguntar se o city tour atende o que você quer fazer em Cartagena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário