sábado, 10 de janeiro de 2015

Alimentação em Cartagena: opções que testei por lá - e minha experiência no Juan Valdez

Edit (jul/2016): Minha experiência no Juan Valdez em Cartagena não foi das melhores, mas em Medellín foi tudo lindo.
 
Cartagena tem opções para todos os gostos e bolsos! É culinária fusion, é restaurante com frutos do mar, comida italiana, argentina, peruana... isso sem falar na comida vendida na rua: empanadas (fritas, têm um aspecto que lembra risole), arepas, frutas...

Na cidade murada não vi tanto, mas a San Martín tem também várias cadeias de restaurante no estilo mais fast food.

Quando a gente não come carne, os conceitos de "bom restaurante" se subvertem um bocado, vamos dizer assim. Bom restaurante não é o que tem chefs estrelados, muito menos as grandes novidades da cozinha molecular. Bom restaurante é o que oferece boa variedade de uma comida que estamos dispostos a comer, e com valor nutritivo pelo menos razoável. Simples assim, ou deveria ser! Dicas de comida vegetariana em Cartagena aqui.

Ao contrário das minhas viagens à Hungria e à Alemanha, o pouco tempo que passei em Cartagena não justificava fazer compras em supermercado. Comi na rua mesmo. Outra coisa: comi em horários malucos. Nem tive tempo de me adaptar à diferença de 3 horas no fuso horário.

Listando e comentando as opções que explorei por lá:

- Sándwich Qbano (pronuncia-se "cubano"): no meu livro editado na Espanha aprendi que sanduíche = bocadillo, mas na Colômbia é "sándwich" mesmo. É uma rede de lanchonetes  bem fast food, com paredes coloridas e atendentes apressadinhas. Você recebe um pager e, quando o danadinho tremelica, é porque seu pedido está pronto.

Só há uma opção de sanduíche vegetariano (lacto), que achei uma delícia. Que tempero é aquele? O pão é quentinho e de boa qualidade. Fui duas vezes. O sanduíche com refri saiu por 12.100 pesos, tudo incluído (IVA e serviço).

- Restaurante Vegetariano los Girasoles: acho que acabou sendo o único lugar onde fiz uma refeição "de verdade" (shame on me!). Até vi outros restaurantes com opções vegetarianas na cidade murada, mas ou não estava com fome ou eles não estavam abertos no horário... enfim. Calhou de almoçar no Girasoles e foi simplesmente ótimo! Totalmente recomendável.
Esse é um restaurante no estilo PF: menu do dia (divulgado na página do Facebook), prato único. Sopa de entrada, suco e refeição principal pela bagatela de 7.000 pesos. Dependendo do horário, pode estar bem cheio. Minha dica é: vá para o andar superior! É mais tranquilo e silencioso. Mesas grandes, geralmente compartilhadas. Algumas fotos e comentários neste blog.

- Subway: não tem segredo, é igual às outras lojas da rede que conhecemos por aí. Fui à do Plaza Bocagrande. Não tinham muitas opções vegetarianas no shopping... a outra era uma loja do Crepes & Waffles, que não estava aberta quando fui.

- Arepas Pues: arepas são como panquecas ou tapiocas: um disco de massa de amido que pode ser frito ou assado e levar recheio ou servir como acompanhamento de refeições. São populares na Colômbia e Venezuela e o estilo varia bastante conforme a região. 
Gente, sintam o site do restaurante. Musiquinha e tudo! [Embora eu não seja grande fã de música em sites, devo dizer que nesse caso combinou]. Eles têm uma arepa lactovegetariana com recheio de pimentão, champignon e mais um bocado de coisas. Gostei demais do tempero. Massa fininha e crocante. Infelizmente eu não tinha levado a câmera quando fui jantar lá e, quando voltei no dia seguinte (13/11) era feriado e eles não estavam funcionando. Para os lactoveg que quiserem experimentar uma coisinha típica num restaurante "simprão", o Arepas Pues é imperdível. A arepa vegetariana e a limonada saíram por 10.500 pesos.

- Gokela: não sei o que aconteceu com o site oficial, então coloquei o link para uma página que comenta sobre a casa. É um restaurante que serve sucos e sanduíches (ou wraps) montados: o cliente escolhe os ingredientes entre as opções expostas no balcão. 
Gostei da variedade de ingredientes e da simpatia das funcionárias. O preço é que não foi muito amigo: 30.000 pesos pelo wrap acompanhado de suco.

Mia Gelateria: descobri essa sorveteria durante o city tour. 4.000 pesos uma bola de gelato italiano? Maravilha! Provei só o de canela, muito bom.

- Cat Cake Bakery: é basicamente uma oficina de doces artesanais. Cupcakes, bolos com pasta americana... para quem quer saborear um doce na hora, vou avisando que a estrutura é um balcão minúsculo. Pedi uma torta de nozes pecã simplesmente maravilhosa e um expresso Illy. Saiu por 12.000 pesos.

- Juan Valdez: a famosa rede colombiana é frequentemente comparada ao Starbucks. Os pontos de venda podem ser as cafeterias completas ou quiosques (por exemplo, em alguns shoppings). Além do café e seus acompanhamentos, também é possível encontrar produtos de souvenir (canecas, camisetas, etc). Comprei uma latinha de biscoitos de café, outra de rolinhos de canela e um pacotinho de chocolate com grãos de café. A malteada deles é muito gostosa também.

Mas, porém, todavia, entretanto...
Achei o atendimento bem complicado, para dizer o mínimo. Aí está o print da avaliação que fiz no TripAdvisor:
 Dias depois, outra usuária do TA fez a seguinte resenha:
Chato, né?
E não foi por falta de tentativas:
- O problema com o mostruário/fila foi na loja da San Martín. Quando pedi só a malteada, a moça ficou oferecendo acompanhamentos. Só que eu estava no caixa perto do mostruário e sem acesso ao menu. Parece que eles ficam meio decepcionados quando você faz um pedido "simples" e não escondem muito isso.

- Depois fui ao quiosque do Plaza Bocagrande. O atendente foi meio impaciente quando pedi para repetir mais devagar (mas OK). Também pareceu meio chocado com o pedido "simples"; bem, quando o atendente é impaciente eu não fico perdendo o tempo dele... tem que ser simples mesmo.
- Dia 13 fui à loja do Centro Comercial La Mansion, em Bocagrande e não me atenderam de forma ríspida. Só que a moça perguntou meu nome e simplesmente me esqueceu. Depois de 45 minutos, levantei-me com a nota e perguntei com tranquilidade se havia algum problema. Ela ficou super sem graça e providenciou o pedido.
Esperei esse tempo todo porque bateu uma curiosidade sobre o tempo que eu seria ignorada. Gente, eu não devia ter feito isso. Acabou criando uma situação que praticamente estragou meu penúltimo dia em Cartagena. Não me considero uma pessoa mimizenta que vive exigindo tratamento VIP. Porém, ninguém gosta de se sentir maltratado, não é verdade? E, quando você está sozinha num país desconhecido cuja língua não domina, você acaba dependendo um pouco mais da boa vontade dos outros. Numa hora dessas, um bom acolhimento é ainda mais importante.

- Dia 14, no aeroporto, vi que a única lanchonete antes da área de embarque era um quiosque do Juan Valdez. Eu já estava bem traumatizada, mas fazer o quê? E eis que deu tudo certo. 
Porém, no balanço geral, devo dizer que o Juan Valdez acabou sendo uma das minhas maiores decepções nessa viagem à Colômbia. Espero que tenha sido só azar e que eles atendam melhor em outros lugares - e com uma orientação melhor aos que não conhecem o sistema da loja. O cliente que vai a um lugar pela primeira vez é o que mais tem probabilidade de agir como um manezão, mas também é o que certamente não voltará se não for bem atendido. Como diz a canção: "a primeira vez é sempre a última chance"...

Obs: o aeroporto tem outras opções na área de embarque internacional: um quiosque de café com alguns acompanhamentos e um restaurante/fast food com especialidades árabes.

 Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário