domingo, 18 de janeiro de 2015

Cartagena: dicas e comentários

A pergunta que todo mundo fez quando eu disse que tinha ido a Cartagena:

Como são os preços lá?
Não achei muito diferentes dos preços que vejo em viagens nacionais.  É difícil comparar, pois Cartagena é considerada uma cidade cara para os padrões da Colômbia e Brasília é uma cidade cara para os padrões do Brasil. Confesso que achei que gastaria bem menos do que acabei realmente gastando.
- Alimentação em lojas de rede sai mais barato - não muito, talvez uns 10 a 15%; 
- souvenir: encontrei boas camisetas a 10.000-15.000 pesos; comprei uma bolsa wayuu por 85.000 pesos; bolsas de tecido por 30.000 pesos;
- café: varia muito conforme a marca. Se você é fã de café gourmet, vale a pena pesquisar as marcas e opções antes de viajar.
- Táxi: esse realmente é bem mais barato que no Brasil. Uma corrida de Bocagrande até a cidade murada sai por 6.000 a 7.000 pesos.
- Passagem de microônibus: 1.800 pesos.
- Preços no supermercado: aqui, para os curiosos.
- Revista semanal de informação (Semana): 10.900 pesos [tenho mania de comprar jornais e/ou revistas nos lugares que visito! A propósito, não vi revistarias onde andei. Só alguns jornaleiros com revistas expostas em cavaletes]
- Entrada de cinema, multiplex, 2D: 11.500 pesos (mais aqui).
- Se você viaja sozinho e quer ficar em hotel, não tem jeito: é praticamente o mesmo preço que uma diária de casal. Paguei R$960 por 5 diárias, incluindo as taxas do Decolar. 
Ainda sobre dinheiro, vale a pena repetir a dica: pelo menos hoje, o melhor é levar dólares.

Você esteve somente em Cartagena?
Essa também foi uma pergunta frequente. Sim, fiquei só lá.
Vi em alguns blogs por aí que 2 ou 3 dias são suficientes para conhecer todas as atrações da cidade murada. Fiquei 4 dias completos (isto é, excluindo os dias da chegada e da partida) e ainda deixei de visitar alguns lugares importantes, em parte por falha na minha programação (já que peguei um feriado local). Como gosto de curtir os lugares num ritmo mais lento, para mim ficou bom. De qualquer forma, se fosse conjugar Cartagena com algum outro destino (Santa Marta, por exemplo), acho que ficaria meio corrido.
Se um dia tiver oportunidade de voltar a Cartagena, gostaria de visitar o Castillo San Felipe de Barajas, o Convento de La Popa e os museus do centro (apesar de ter lido muito por aí que os museus de Cartagena em geral são meio fracos comparados aos de Bogotá, por exemplo). Além de fazer uma aulinha de mergulho. Agora que tenho uma noção melhor de preços, ficaria mais tranquila. Também gostaria de dar uma passada em Mompox. É... o "bom" de perder um passeio importante numa viagem é ter mais uma desculpa para voltar.

Uma vez perguntaram se era perigoso (acho que praticamente não me perguntaram isso porque já viam minha cara de viajante feliz). Bem, na véspera desse diálogo minha mãe tinha sofrido uma tentativa de assalto durante o dia, praticamente em frente ao prédio, indo à padaria. A verdade é que nem precisamos ir longe para nos arriscar... a coisa está feia na Terra Brasilis. :-(
E bem, achei a cidade policiada e com boa sensação de segurança. Não fiz muitas caminhadas noturnas e mesmo essas foram só em Bocagrande. Achei tranquilo. 

Como são as pessoas fisicamente?
Ué, o mix étnico deles é bem parecido com o dos brasileiros. Existem variações regionais, lá como cá. 

Mais algumas dicas:

- tomada com pino chato, 110V. Levei adaptador e deu tudo certo.
 - Os policiais do aeroporto fizeram perguntas na chegada e na partida. Nada do outro mundo, mas sugiro que você leve o voucher do hotel, as passagens e um comprovante do seu vínculo de trabalho. 
 - O que estudei de espanhol antes da viagem, eu usei (inclusive com os policiais!). Até acredito que seja possível se virar com a dupla portunhol + inglês mas, se você souber alguma coisa de espanhol, a viagem fica pelo menos mais autêntica e interessante. É muito bom poder conversar com qualquer pessoa (taxistas, senhoras da limpeza, vendedores) em vez de se limitar aos que puderam estudar mais e aprenderam inglês. Hoje em dia qualquer cidade tem um cursinho xexelento de inglês e espanhol, então aproveite! [Diferente do húngaro, que não oferece tantos recursos e é uma língua bem mais demorada para aprender... então o jeito é começar na Hungria se virando em inglês ou alemão mesmo]
- Mapa: confira!


Alguns blogs com dicas interessantes:
Small Fashion Diary: a autora mistura democraticamente o "farofão" e o "ostentação". Super me identifiquei, haha! Dicas de vida noturna, para quem é fã.
Self guided tour no blog mochilando por aí: superdidático, principalmente para quem tem um péssimo senso de orientação (presente!) ou tirou um monte de fotos e não lembra o que fica onde.
Granada de muffin: dos blogs pessoais que vi por aí, achei que esse foi um dos que melhor traduziram o espírito da aventura de ir a Cartagena. Boas explicações sobre as praias, os ambulantes e algumas roubadas.
Histórias da Di: alguns dos principais pontos turísticos.
Colombiamipassion: vale a pena conferir as impressões dessa jovem de Fortaleza que fez intercâmbio na Colômbia e morou em Cartagena.
Guia do Melhores Destinos: no fórum tem esse guia de Cartagena por um cartagenero, com ótimas dicas que não costumam aparecer em outros sites.

E por fim...
Embora eu tenha falado algumas vezes sobre os ambulantes insistentes e uns vendedores de loja mal humorados, achei as pessoas de modo geral muito simpáticas e educadas. Em alguns casos eu demorava mais para ser atendida em um restaurante e os outros fregueses já notavam a situação e faziam menção de chamar um funcionário, tomando minhas dores. Uma vez tropecei na rua e rapidinho apareceu um passante que me ajudou a levantar. Os policiais no aeroporto fizeram perguntas com objetividade e cortesia.
Mesmo os ambulantes chatos (kk) estão lá para ganhar o pão deles e não me senti ameaçada em nenhum momento. Claro que, de qualquer forma, as dicas de não aceitar "regalos" e não "dar papaya" (isto é, não vacilar) são válidas, pois em qualquer lugar existem pessoas não tão do bem assim.
Enfim, senti-me bem acolhida enquanto estive lá. :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário