sábado, 3 de janeiro de 2015

Museu Naval do Caribe

No final do meu passeio pela cidade murada, lá pelas 4h da tarde, vi uma construção com dois canhões na entrada. Era o Museu Naval do Caribe.



A entrada custa 8.000 pesos. O museu estava quase vazio; durante a maior parte do tempo, tive a exposição toda para mim (que chique!). Nesse meio tempo, outro visitante apareceu e me pediu para tirar uma foto dele.

As peças em exposição vão desde algumas peças arqueológicas dos tempos pré-colombianos - podem-se ver alguns utensílios dos indígenas que habitavam a região - até objetos mais recentes. Algumas maquetes também. Sem falar dos manequins vestidos a caráter, como esse incauto cidadão vítima de flechas envenenadas:


Uma das principais características do museu é o grande número de painéis de textos explicativos. Se quiser ler tudo com calma, vá descansado e com tempo. 

Muita informação sobre as potências marítimas que disputavam a região e o papel dos piratas nessa história toda. Mais ainda: a relação entre a pirataria e os governos da Inglaterra e da França. Henry Morgan, por exemplo, começou como pirata e terminou como governador da Jamaica, com título de Sir. 
Os textos são todos em espanhol. Algumas poucas maquetes são acompanhadas de textos em inglês. Nas resenhas do TripAdvisor, é bem clara a decepção de muitos dos não falantes de espanhol sobre essa questão. Se você é um dos lusofalantes (eu tinha que usar essa palavra!) que têm aflição em ler espanhol (conheço gente assim), saiba que você vai perder boa parte das informações presentes no museu.

Esse foi o único museu que visitei em Cartagena, mais por falha de programação do que por qualquer outra coisa. Vale a pena para quem quer aprender mais sobre a história da região.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário