quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sobre a duração das coisas e... tingimento de roupas

Escrevi outro dia sobre coisas que compramos e não duram nada. Só que nem sempre é de um produto de má qualidade. Pode ser simplesmente aquela sua peça de roupa preferida, já maltratada amaciada pelo uso... e agora?

Desde que mudei de emprego e não uso mais uniforme para trabalhar, tenho passado por esse problema. Um pouco de criatividade pode resolver: água sanitária para um desbotado tie-dye? Pode ser, mas saiba que a peça vai ficar com uma cara riponga.

Outra solução é o tingimento. Já renovei algumas peças dessa forma. Nunca tive coragem de fazer em casa, sempre recorri às tinturarias. A última vez foi com uma calça de um tom creme bem clarinho. O  tecido estava com manchas, acredito que de água sanitária. A barra estava com um encardido da terra vermelha do cerrado que não saía de jeito nenhum. Mostrando a cartela de cores, a funcionária de Lavanderia Natascha (404 Sul) disse que a única cor possível seria essa aí (foto com flash):


Saiu por 40 reais (tive que pagar adiantado), prazo de 10 dias e ela disse que talvez não desse certo, pois o tecido não era 100% algodão. Como eu gostava muito da calça, achei que valia a pena assumir o risco. Ainda não a usei desde a tintura e não faço ideia de quanta tinta vai sair na primeira lavagem.

Algumas dicas sobre tingimento de roupas neste link.

Se o tecido estiver muito desgastado, pode rasgar no processo industrial da lavanderia. Isso aconteceu com uma saia que mandei tingir há muitos anos. Era uma saia rodada, comprida, que ficou com um rasgo na horizontal acima dos joelhos. O dono disse que pagaria o serviço de bainha - e eu ficaria com uma sainha de dançarina de lambada. Sem chance! Bati o pé e não paguei - afinal, como ele mesmo disse, a funcionária errou na hora de avaliar o estado da peça. O problema é que eu tinha entregue também uma calça jeans e essa tinha dado certo. O homem queria que eu pagasse o serviço da saia para poder levar a calça.

Ficaram as lições:
- se possível, levar uma peça de cada vez!
- É muito importante o funcionário fazer uma boa avaliação do estado da peça. Claro que surpresas sempre podem ocorrer. Mas, com uma boa avaliação, o freguês sabe do risco e pode assumi-lo ou desistir do serviço.

E vocês, meus dois leitores... já mandaram tingir roupa alguma vez?

2 comentários:

  1. Ótimo texto! dei sonoras gargalhadas ao ler o trecho "sainha de dançarina de lambada"! Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, na hora pensei nessas sainhas. "Chorando se foi quem um dia só me fez choraaaaar"... :-D

      Excluir