quinta-feira, 7 de junho de 2012

"Brasília 50 anos" - e cuidados na hora de comprar livros

O livro Brasília 50 anos - da capital à metrópole faz parte da coleção Brasília, organizada pelo professor Aldo Paviani e publicada pela Editora UnB.

Composto por diversos artigos, explica a história que levou à fundação da cidade; as primeiras comissões de estudiosos que demarcaram a área da futura capital - com todas as idas e vindas desse processo; a ocupação da região desde o período colonial; as marés políticas; os fluxos migratórios após a inauguração; o planejamento urbano e as situações que, para os primeiros urbanistas, não estavam no script: o aumento da população no Entorno, a questão dos condomínios e do uso do solo em geral... enfim, uma coleção de artigos com um perfil acadêmico que apresenta e discute uma vasta base de dados.

 
Gostaria de fazer uma resenha mais atualizada mas, como faz mais de um ano que li, acabei perdendo o bonde. Recomendo ver este link e também este se você quiser saber mais.

Então por que cargas d'água resolvi falar desse livro? 

 
1. Acho o assunto interessante, ora!

 2. Veja as fotos abaixo (clique para ampliar). Como os direitos são reservados, dei uma censurada geral:

 

O livro tem 490 páginas, mas o meu veio com 460. Não foi alguém que arrancou; foi falha da gráfica. Só notei depois de vários dias e já nem tinha a nota fiscal. Justamente um dos capítulos que achei mais interessantes! Frustração define.

Já comprei (e escapei de comprar) outros livros com problemas desse tipo: paginação trocada ou incompleta, páginas não impressas (sim, folhas em branco no meio do livro!)...

Então fica o lembrete: folhear o livro antes de comprar! Se não for possível, guarde a nota em local seguro e corra para conferir o seu livro assim que tiver a chance.

PS: Comprei um outro livro dessa coleção. Brasília, ideologia e realidade - espaço urbano em questão. É uma reedição de um dos primeiros livros lançados pelo grupo de estudos, ainda nos anos 80. Os dados e discussões são daquela época. Vale pelo resgate de um trabalho pioneiro. Mas, se você procura trabalhos com dados mais atualizados, fique com os volumes mais recentes da coleção - por exemplo, o Brasília 50 anos. Só não se esqueça de folhear antes, OK?

Nenhum comentário:

Postar um comentário