terça-feira, 19 de junho de 2012

"Não vai querer mais nada?"

Hoje fui a uma sorveteria (depois reclamo dos quilos a mais) e pedi um sorvete simples, uma bola, no copinho. 
- Só uma bola?
- Sim. [E já deve dar umas 200 calorias, sem falar no preço! Como assim, "só"?]
- Cobertura?
- Não.
- Vai querer água?
- Não.

 Pior foi outra vez. Pedindo um capuccino em outra loja.
- Eu queria um capuccino pequeno.
- Por que você quer o pequeno? Por que não pede o grande?
Simplesmente não respondi. Essa loja tinha um quadro afixado na parede sobre o cumprimento de metas, parece que eles vendiam bem.

Uma vez foi meu irmão que viu uma atendente levar bronca na lanchonete. Tudo porque ela tinha simplesmente registrado o pedido do cliente. O gerente estava por perto e disse: "você deveria ter oferecido mais alguma coisa. Um pacote de batatas, sobremesa..."

Acredito que no mercado de alimentos não haja comissão, mas existe a pressão da gerência para que os funcionários façam um trabalho de empurrar coisas para os clientes. A terceira história aí acima é um exemplo disso. 

Sinceramente, tenho sérias dúvidas se funciona. Eu mesma gosto de lugares em que recebo sempre o mesmo tratamento - seja pedindo comida para um batalhão ou só um café. De mais a mais, cada um sabe o tamanho da lombriga que tem no estômago... ou não?

PS: Nem vou falar sobre lojas de roupas, calçados, etc, porque isso sim renderia muitos outros posts!

Edit (14/07/2012): Impossível não me lembrar deste post. Hoje passei na Salad Creations - uma rede que vende saladas, sopas, etc - e... bem:

"Ahn... eu queria uma salada com alface americana..."
"Pois não, senhora! Um suco natural pra acompanhar?"
"Não.... eh... eu peço a bebida no final"; e prossigo pedindo os ingredientes vegetais e molho de...
"Alguma proteína?" [elas sempre perguntam se a gente quer acrescentar carne e eu digo que não, mas essa atendente pareceu até meio chocada; vamos aos ingredientes secos, peço um suco de caixinha e estou doida para pagar logo]
"Cookie?" [aceno negativamente com a cabeça]
"Bolo, sobremesa?"

Sério, parecia que ela não acreditava que alguém possa pedir "só" uma salada e um suco.

Essa "empurração" na Salad Creations acontece sempre e com certeza faz parte do treinamento dos funcionários. Só que hoje achei o bombardeio mais exagerado que de costume. Caramba, a loja é cheia de pôsteres e menus gigantes indicando as opções extras... será que eles não pensam que a gente pode querer alguma coisa por vontade própria, não? Que chato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário