sábado, 17 de maio de 2014

Filme: Sangue nas Águas

Liberdade, amor. Essa seria a tradução literal do título original do filme ("Szabadság, szerelem"). O cenário é Budapeste durante a Revolução de 1956, quando os húngaros tentaram se livrar do domínio soviético e foram violentamente reprimidos. A seleção nacional de pólo aquático está nos preparativos para as Olimpíadas de Melbourne (Austrália) que será realizada no mesmo ano. Karcsi, um dos atletas, envolve-se com Viki, uma estudante politizada, e fica dividido quanto a participar ou não dos jogos.

Vendo a sinopse, achei que fosse um filme sobre esporte que tinha a revolução como pano de fundo. Na verdade é o contrário: está mais para filmão de guerra. Muitos tiros de canhão, metralhadora, bombas explodindo... e sempre muita tensão no ar. Claro que não é só isso; existe uma história e é bem contada. No entanto, foi fácil sentir a reação de surpresa do público. Então não vá achando que é "sobre esporte", beleza? [comentei aqui]. Mas vá preparado para ver um ótimo filme.


O confronto esportivo (não só esportivo) entre Hungria e URSS nos jogos de Melbourne aconteceu mesmo e é mostrado no filme. Existe também um documentário, dirigido por Quentin Tarantino e narrado por Mark Spitz, sobre a história desse jogo. Fizeram até um reencontro entre ex-jogadores de ambas as equipes. Nunca pensei que um dia teria vontade de ver um filme do Tarantino, haha! (Nada contra, mas não é meu estilo). O jogador húngaro que saiu sangrando da piscina foi técnico do Mark Spitz, o que ajuda a explicar a participação dele no documentário.

Uma análise detalhada de "Sangue nas Águas" pode ser vista aqui. Apenas não concordo totalmente com a afirmação de que o protagonista é mostrado como alguém alienado (está mais para intimidado, e tem consciência do que acontece).

Alguns comentários sobre o contexto histórico:

- A AVO, citada várias vezes no filme, era a polícia secreta húngara.

- Ao longo do filme, aparecem várias bandeiras. A história está contada aqui.

Nas cenas em que a bandeira é empunhada pelos revolucionários, há um recorte na parte central. A parte recortada é justamente o escudo de inspiração stalinista. A bandeira com a cruz de Santo Estevão aparece na cena final, com uma tarja preta.

Resumindo: filme muito bom. Recomendadíssimo!

Ficha:  Sangue nas Águas (Szabadság, Szerelem), 2006. Direção: Krisztina Goda. Com Iván Fenyö, Kata Dobó e outros. 123 min. Distribuiçao: Imagem Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário