terça-feira, 13 de maio de 2014

Andei vendo: A Quadra dos Sem Teto

Como escrevi no post anterior, aproveitei o final de semana para conferir alguns filmes do Festival de Cinema Europeu. Um deles foi essa produção polonesa.

Jacek era um jovem e promissor jogador de futebol que teve sua carreira encerrada precocemente. Anos depois, tenta firmar-se como treinador e dá aulas de esporte para crianças em Varsóvia. Sua vida está sendo destruída pelo alcoolismo e Jacek acaba saindo de casa para sobreviver nas ruas. Lá é acolhido por um grupo de sem-teto - as histórias de vida dessas pessoas também são mostradas no filme. Então um deles tem a ideia de participarem da Copa do Mundo dos Sem Teto, que será realizada na Alemanha. Será que a equipe - treinada por Jacek - vai conseguir?

O tema "pessoas desacreditadas/marginalizadas decidem formar um grupo, superar tudo e mostrar do que são capazes" volta e meia aparece em filmes como Ou Tudo ou Nada e O Concerto, e também neste. A história começa no inverno, o céu está quase sempre cinza e nublado, a maior parte das cenas se passa em ambientes escuros... tudo isso deixa a atmosfera ainda mais deprimente. Já na fase dos treinos aparece um céu azul aqui, uma graminha verde ali...

Para mim essa é a maior dificuldade do filme: encaixar os "momentinhos de esperança" na vida barra-pesada dos personagens. Não que o filme tenha ficado piegas (a meu ver, não ficou), mas acho que teve um probleminha de ritmo. Na reta final as coisas acontecem muito depressa e, às vezes, de um jeito muito "fácil" (como na coincidência da cena do estúdio). Mas, como diz o filósofo, "faz parte". 

Confira a página do filme no IMDB e um trechinho do filme (achei melhor que o trailer oficial que, de qualquer forma, também não tem legendas). 

Ficha: A Quadra dos Sem Teto ("Boisko bezdomnych"). (2008). Direção: Kasia Adamik. Duração: 118 minutos. Gênero: Drama. Com Marcin Dorocinski, Eryk Lubos, Dmitriy Persin e outros. 

Observação: A Copa do Mundo dos Sem Teto existe mesmo. É realizada todos os anos (a próxima edição, 2014, será realizada em Santiago do Chile) nas modalidades masculina e feminina.

Observação 2: Alguém me explique por que o Blogger resolveu acertar o tamanho de fonte. Vai entender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário