sábado, 17 de maio de 2014

Filme: Altos e Baixos

O post não é sobre esse filme, e sim sobre um outro, produzido na República Tcheca, de mesmo título em português. Beleza?

Essa foi mais uma produção que conferi no primeiro fim de semana do Festival de Cinema Europeu. A trama tem vários núcleos que às vezes se encontram. Exceto por uma família de perfil mais "burguês" (que tem alguns segredos revelados ao longo do filme), a maioria dos personagens circula pela marginalidade: ladrões, ex-presidiários e por aí vai. Um dos personagens é hooligan - mas não pode ir aos estádios por estar em condicional - e tem um altar para seu time do coração, o Slavia Praha. Essa é basicamente a relação do filme com o tema "esporte".

Exceto pela "família burguesa" que citei acima, cuja trama tem um perfil mais dramático, o filme faz jus à classificação de comédia. O humor aparece mais pelo efeito surpresa: é uma frase de efeito inesperada, é um dos brinquedos bregas (colecionados por uma das personagens) que aparecem na tela, e por aí vai. Também existe uma boa dose de crítica social: é o funcionário que avisa sobre um furto depois que os ladrões foram embora, é o policial que se conforma em registrar a ocorrência sem acreditar muito que vá ser solucionada... por tudo isso o filme rendeu boas risadas na sala de projeção. 

Enfim, gostei. Uma boa comédia com crítica social que toca em questões como racismo e xenofobia.
 

Ficha: Altos e Baixos (Horem pádem), 2004. Direção: Jan Hřebejk. Com Jirí Machácek, Petr Forman, Jan Tříska e outros. 108 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário