segunda-feira, 5 de maio de 2014

Filme - Lunchbox

Dois filmes num fim de semana? Há tempos eu não fazia isso... na verdade, faz tempo que eu não ia ao cinema. Além disso, nas últimas vezes fui enrolando para escrever no blog e acabava desistindo.

Dessa vez fui conferir uma produção indiana cuja história se passa em Mumbai. Saajan Fernandes (*) é um viúvo que trabalha em contabilidade e está prestes a se aposentar. Um homem metódico, poucas palavras e uma vida também sem grandes emoções. Ainda por cima aparece um funcionário mala que precisa aprender o serviço para substituir o colega.

Também sem muitas emoções é a vida de Ila: despede-se da filha que vai à escola e vai preparar a marmita para o marido - que não está nem aí para ela. Então um dia o entregador de marmitas faz confusão e entrega o almoço do marido para... Saajan. Quando a marmita volta vazia, Ila fica toda feliz achando que pegou o marido pelo estômago. Quando percebe o engano, resolve continuar fazendo as marmitas para o desconhecido que gostou da comida, junto com um bilhete. E assim começa uma troca de cartas, desabafos, conselhos...

Para saber mais da história, só mesmo assistindo. Ficou acima da minha expectativa. Apesar de estar sendo rotulado como "drama/romance" ou "romance", não achei meloso. Tem alguns momentos de humor - principalmente envolvendo o funcionário mala -, mas não é uma coisa escrachada. Também gostei da interpretação, principalmente do ator que faz o protagonista. Pode-se perceber como o estado de espírito dele vai se alterando sutilmente ao longo da trama.

Enfim, gostei do filme! Aí vai o trailer:



Ficha: Lunchbox (Dabba), 2013. Direção: Ritesh Batra. Com Irrfan Khan, Nimrat Kaur, Nawazuddin Siddiqui, Lillete Dubey. 104 min. Distribuição: Imofilmes

(*) Algumas pessoas na sala comentaram quando o personagem foi chamado pelo nome. Sobrenomes de origem portuguesa são resultado da colonização feita por lá. Alguns exemplos aqui e aqui. Eu mesma já atendi no trabalho o telefonema de um indiano de sobrenome Fernandes, hehe! Falar inglês ao telefone, e o homem com sotaque forte... foi tenso. Mas deu certo.

Meu sonho de consumo é dar a volta ao mundo pelos países de colonização portuguesa. O problema é aquele pequeno detalhe ($$$) mas sonhar, pelo menos, é de graça. :-)

Eu sempre tinha evitado os cinemas do Liberty Mall por causa dos preços absurdos que eles cobram de estacionamento (R$ 9,00 a primeira hora), mas paguei R$ 5,00. Pelo visto, a tabela nos fins de semana é diferente. Ainda bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário