sábado, 3 de maio de 2014

Filme - Os filhos do padre

Hoje foi dia de cinema e resolvi conferir essa produção croata que fez sucesso no país de origem e em festivais mundo afora.

A história se passa num povoado  em uma ilha na Croácia. O padre Fabijan (Kresimir Mikic) fica chocado ao perceber que morrem mais moradores do que nascem. Então ele tem um plano: furar as camisinhas antes que elas sejam vendidas aos homens da ilha. Para isso ele precisa de alguns aliados (a ideia nasce a partir da confissão de um deles). Alguns segredos dos habitantes vão sendo descobertos e muitas situações engraçadas/aflitivas se desenrolam.

Então o padre descobre não ter o controle das consequências de seu plano e, pior: algumas delas são trágicas.

O filme é rotulado como "comédia" ou "comédia dramática". Eu já tinha escrito sobre essa ambivalência ao comentar alguns filmes aqui no blog. Este é um pouco diferente: não creio que seja uma comédia com pitadas dramáticas. Está mais para um filme que começa como comédia e, chegando à reta final, converte-se em drama e aborda temas difíceis. Algumas cenas no início podem ser um pouco constrangedoras se você for com seus pais (hehe), mas é só no início mesmo.


Os filhos do padre - trailer

Aqui você encontra uma crítica detalhada, com direito a spoiler.

Particularmente gostei muito: faz rir, pensar e se emocionar. Também gostei do trabalho dos atores; o protagonista é contido e expressivo ao mesmo tempo, e achei que todos mandaram muito bem. 

Outra coisa que gostei no filme: o fato de ser falado num idioma com uma sonoridade incrível. Para mim soa mais "vocálico" e suave que russo e polonês, por exemplo (parece menos chiado), se bem que a língua escrita e todas aquelas consoantes dão um pouco de medo! Sou suspeita: quando estive em Pécs, gostava de sintonizar as rádios croatas. Sem entender nada, só por achar bonito [alguém dá aulas de croata por aqui? :-) ]

Ficha: Os filhos do padre (Svećenikova Djeca), 2013. Direção: Vinko Bresan. Com Kresimir Mikic, Drazen Kuhn, Niksa Butijer e outros. 93 min. Distribuição (BR): Pandora Filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário