domingo, 18 de maio de 2014

Andei vendo: A Copa Esquecida

Hoje foi o último dia do festival. Os três filmes pareciam interessantes mas, com a correria do fim de semana, achei melhor conferir um só e optei pelo que tinha o tema mais inusitado.

"A Copa Esquecida" é uma co-produção ítalo-argentina, que trata de um mundial de futebol  que teria sido realizado na Patagônia argentina em 1942 - ou seja, no auge da Segunda Guerra.

Como assim? Tudo começou quando um conde chamado Vladimir Otz resolve entrar em contato com a Fifa para garantir a realização da Copa do Mundo e propõe realizá-la na Patagônia. Gasta muito dinheiro, contrata um cinegrafista, manda confeccionar (ou trazer?) uma taça e, ao perceber que não é levado a sério, resolve organizar o mundial assim mesmo. As equipes são formadas por imigrantes, soldados, índios mapuches...

Imagens de arquivo, entrevistas com ex-participantes ou seus descendentes... alguns são verdadeiras figuraças, como o neto do cinegrafista Guillermo Sandrini. Alguns lances curiosos e frases inesperadas garantem vários momentos engraçados. Sem falar do inusitado árbitro.:-)

O filme é classificado como documentário, mas... ("spoiler" aqui; análise mais detalhada aqui)

Dos filmes que vi no festival, esse foi um dos meus preferidos. Ficou muito acima da expectativa. A história é realmente interessantíssima e a montagem ajuda a tornar o filme ainda mais envolvente. Recomendadíssimo!


Ficha: A Copa Esquecida ("Il Mundial Dimenticato"), 2011. Direção: Lorenzo Garzella, Filippo Macelloni. 95 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário