sábado, 15 de fevereiro de 2014

Em Göttingen para o início do curso - um pouco da cidade

Continuando daqui e daqui.

Göttingen, ou Gotinga, é uma cidade medieval de porte médio situada na Baixa Saxônia. Eu pouco sabia sobre a cidade ou a região antes de decidir fazer o curso lá.

Pela tradição universitária, a cidade tem um slogan: "Die Stadt, die Wissen schaft" (algo como "a cidade que alcança o conhecimento") - um jogo de palavras com "Wissenschaft" (ciência). 

A página de informações turísticas é esta aqui.

Para quem sai do Brasil, a opção mais "fácil" de voo seria o aeroporto de Frankfurt ou, talvez, Hannover (nesse caso seria necessário fazer alguma conexão dentro da Europa). Ficam mais perto que Berlim e as opções de transporte também parecem ser um pouco mais práticas. Frankfurt, por exemplo, tem uma estação já no aeroporto. O problema é que, quando simulei voos para Frankfurt, só apareceu maluquice. Alguém está disposto a viajar de Brasília a Campinas e, 22 horas depois, pegar um avião de Guarulhos para Frankfurt? Ou chegar a Guarulhos de madrugada e pegar um voo em Congonhas pela manhã? E, no final das contas, eu estava mais animada para fazer turismo em Berlim mesmo.

Fotos? Tem, sim. Vamos lá:


A bicicleta branca aí em cima é homenagem a uma vítima fatal de acidente. Foi o único memorial desse tipo que vi por lá. A quantidade de bicicletas em Göttingen é uma coisa impressionante. Parece ser realmente a forma de transporte mais prática. A cidade é muito espalhada e algumas distâncias são longas para se percorrer a pé.

O acidente certamente foi uma exceção. As ciclovias e ciclofaixas são bem sinalizadas e todo mundo respeita. Achei os ciclistas de Berlim mais "atrevidos", às vezes serpenteando entre os carros... mas a coisa funciona!

O ônibus parou perto da estação ferroviária. O estacionamento para bicicletas é uma coisa que só vendo! (confira)

Depois de fazer a prova, fui almoçar (lá pelas 4 da tarde) e tirei umas poucas fotos do centro histórico:


  
Este vídeo não tem um formato muito interessante, mas mostra várias atrações da cidade.

Esse aqui é mais legalzinho. Aliás, se você for viajar para a Alemanha e quiser gravar um vídeo mostrando uma cidade lá, é só entrar em contato com a DW-TV e combinar! Você ganha o DVD e aparece na televisão, num programa chamado Hin und Weg. Pensei em participar, mas algumas zebras apareceram e acabei desistindo.

No próximo post eu falo mais sobre o curso e as acomodações.

Tschüs!




Nenhum comentário:

Postar um comentário