sábado, 7 de julho de 2012

Os mistérios das estatísticas do blog

Atire o primeiro mouse quem tem um blog e nunca foi xeretar as estatísticas de acesso.

Afinal, quem escreve o faz na expectativa de ser lido - seja um blogueiro profissional ou alguém que escreve por hobby. E é natural que venha aquela curiosidade: como os leitores chegaram aqui? Onde eles estão?, etc.

Comecei olhando as estatísticas do próprio Blogger e, diante de alguns resultados estranhos que apareceram, resolvi me cadastrar no Sitemeter. Achei bem fácil fazer o cadastro e copiar/colar o script na interface do Blogger mas, em caso de dúvida, existem vários tutoriais internet afora.

Tanto no Blogger quanto no Sitemeter fiz a opção de não contar minhas próprias visitas. Não existe consenso sobre isso na internet - e a net tem lá consenso sobre alguma coisa? Mas, como demorei a entender a forma de fazer esse ajuste no Blogger - e como instalei o Sitemeter depois de mais de um mês no ar -, os resultados em ambos os medidores estão bem divergentes. Para complicar ainda mais, é muito comum o Blogger registrar novos acessos e o Sitemeter não mostrar nada de novo. Esse é um dos mistérios das estatísticas.

Outro: hoje todos os meus muitos [cof,cof] acessos vieram da Rússia?! Como assim?

E o que são esses sites de referência?
Não tenho coragem de clicar pois, na única vez em que fui xeretar um desses sites "estranhos", o antivírus apitou imediatamente. 

Vi por aí que o Stumbleupon é uma espécie de rede social com foco em recomendação de sites. Mas, se não sou cadastrada nele... algum usuário viu meu blog e resolveu indicá-lo por aí? Acho difícil. E, coincidência ou não, o aparecimento desses acessos coincidiu com o aumento de acessos vindos da Rússia. Provavelmente existe algum script varredor de internet rodando em algum servidor hospedado por lá; mas deixem-me curtir por alguns instantes os delírios megalomaníacos de fama internacional, achando que algum usuário do outro lado do mundo deciciu recomendar meu blog...

Interessante que esses acessos da Rússia não apareceram nos resultados do Sitemeter. Já os do Googlebot (o robozinho do Google que percorre a internet) aparecem sempre.

Se alguém que entenda dessas coisas quiser fazer um comentário ou usar o e-mail do blog, fique à vontade!

Ainda sobre estatísticas de acesso a blogs: a maior parte das dicas que vi sobre isso é voltada para blogueiros profissionais. Se esse não é seu caso, relaxe! Não vale a pena deixar de escrever sobre outros assuntos que você considera interessantes porque a maioria dos acessos que você recebeu é sobre "peças de carroceria de Passat" e agora você se sente obrigado a escrever só sobre isso! Com o tempo o blog vai tomando corpo e ganhando identidade (assim espero). Não vou escrever coisas como "seja fiel a você mesmo" porque esse post já está ficando com cara de auto-ajuda, mas acho que é por aí.

Obs 1: Já apareceram algumas buscas bem curiosas. Quem tem blog deve ter passado por isso.

Obs 2: Espero que nenhum comprador de peças caia aqui por engano (mas se cair, quem sabe leia alguma coisa e ache que valeu a pena). Foi só um exemplo, OK?

Nenhum comentário:

Postar um comentário