sexta-feira, 20 de julho de 2012

[Dicas culturais] Museu da Imigração e Brasil Artes

O post de hoje traz duas dicas publicadas na Revista de História deste mês:

Museu da Imigração do Estado de São Paulo: o site, além de informar sobre a programação de exposições do museu, tem um vasto acervo virtual. Um exemplo: quem desembarcou do navio Campana, que aportou em 05/08/1939? É só conferir no PDF.

Aqui a foto da família Humeniuk, vinda da Ucrânia em 1928.

Enfim, o site tem muitas informações curiosas e interessantes. Quem sabe você não encontra alguma informação sobre algum antepassado? Passe lá e confira!

- O Brasil Artes Enciclopédias é um diretório num estilo enciclopédico mesmo, com informações em forma de verbetes: artistas brasileiros e estrangeiros, glossário com alguns termos mais comuns... tem uma cara mais acadêmica e muita coisa ainda em construção - mas muita coisa já disponível também.

Por fim, não falei sobre a própria Revista de História. Leio essa revista há quase 10 anos - quer dizer: não compro todos os exemplares; só quando alguma reportagem de capa me chama a atenção. Mas leio desde os tempos da revista Nossa História. Depois passou para "Revista de História da Biblioteca Nacional", depois disseram que deixou de ser editada pela BN e hoje o que aparece na página de apresentação é que a revista é editada pela SABIN (Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional). Vi várias versões sobre esse imbroglio, fiquei mais perdida ainda e, sinceramente... se a revista oferecer conteúdo de qualidade, eu - leitora - não fico muito preocupada com esse rolo. Alguma coisa sobre a confusão aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário