segunda-feira, 10 de julho de 2017

Curso intensivo em Debrecen - introdução e inscrições

E aí, pessoal? (alguém aqui?)

Escrevi no post anterior que teria uma surpresa.
Como sempre, estou atrasada. No momento em que escrevia o primeiro rascunho deste post, estava esperando o avião que me levaria de volta ao Brasil.
Fiz um curso de húngaro de 2 semanas na Universidade de Debrecen. Foi no período de 22/05 a 02/06. A partir deste post, vou contar um pouco dessa experiência.

A primeira vez que comentei sobre os cursos de verão/inverno em Debrecen foi em 2012. Desde então, muita coisa aconteceu: fiz os cursos de Pécs e Szeged, aprendi também pelo Skype... e o curso de Debrecen ficava para depois, porque era sempre um pouco mais caro que os outros.

Lembro que uma vez eles publicaram na homepage do curso um texto explicativo sobre por que teriam que aumentar o valor (em euros); e nessa mesma época passaram a oferecer cursos de 1 semana e também cursos fora de temporada. Sim, passaram a oferecer cursos intensivos durante o ano todo. É a chance de escapar de preços e climas extremos. Bom demais, não?

O primeiro passo é decidir uma data e entrar em contato com a coordenação. Paguei antecipado por transferência bancária. A mesma história de sempre: já que tem taxa de inscrição para pagar antes, aproveitei e paguei tudo de uma vez para ver se ao menos diluía o valor da taxa (100 doletas a operação Swift) e não ficava tão frustrada.


A universidade tem parceria com um hotel perto do campus. Na ficha eles perguntam se você precisa de ajuda com a hospedagem. Dessa vez não fiquei no local de parceria, e sim em outro. Calma, que isso é assunto para outro post...

Outro ponto: na ficha de inscrição eles avisam que, se não houver pelo menos mais uma pessoa na sua turma, o curso de 2 semanas sai por 200 euros a mais. Na ficha você responde se aceita essa condição. Eu aceitei, mas não foi o caso: tive aulas em dupla. Isso mesmo! Uma turma de 2 pessoas. Depois comento mais sobre isso.

Diferentemente de Szeged, em que a coordenação fez vista grossa e permitiu que alguns alunos pagassem a inscrição já no início do curso, o pessoal de Debrecen parece ser mais metódico. Além disso, o livro é pago separadamente (20 euros) e ainda tive que pagar uma taxa bancária de 10 euros [não entendi... será que foi alguma transferência interna deles lá?].

Falando em "mais metódico", um detalhe diferente dos outros cursos foi que em Debrecen a gente assina um contrato.

Acredito que essas coisas tenham a ver com o fato de ser um programa com maior número de alunos, o que por sua vez deve ter relação com o fato de ser o curso mais antigo (desde 1927). De qualquer forma, é bom estar preparado.

O teste de nível é enviado alguns dias antes e achei bem puxado. Para minha surpresa, pelo tempo que estava enferrujada, fui até bem. A coordenadora queria me mandar um teste para o nível seguinte, mas pedi para ficar naquele mesmo.

Inscrição feita, esperando o dia do curso... o resto fica para os próximos posts.

Viszlát!

PS: Na secretaria do curso trabalham umas 4 funcionárias. Uma delas, a Ági, passou um semestre em Sampa dando aulas na Casa Húngara. Descobri porque vi uns produtos da Natura na sala. Os creminhos fizeram o maior sucesso. Uma delas mostrou uma bisnaga do Ekos açaí para mãos e disse que tinha virado fã. #ficadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário