domingo, 15 de maio de 2016

Inscrição no curso de espanhol da UPB

[Continuando daqui]

Se você tem interesse em saber mais sobre o curso de espanhol na UPB, é só entrar em contato com a coordenação. Talvez em algumas páginas web você ainda encontre o nome do prof. Gustavo Jaramillo como coordenador - nos meus contatos iniciais ainda era ele -, mas depois a coordenação passou para o prof. Jorge Estupiñán. [Obs: não consegui contactá-los por Skype; por e-mail é tranquilo]. E fique de olho no calendário. Como escrevi neste post, as férias de meio de ano começam e terminam mais cedo na UPB (as outras universidades têm um calendário mais parecido com o nosso).

Aqui diz que para fazer cursos com menos de 6 meses de duração é necessário um permiso do tipo PIP-2; e para consegui-lo é necessário uma carta-convite da instituição. Para consegui-la com a coordenação, envie um scan da página de identificação do seu passaporte.

Tem gente que chega à imigração do aeroporto e diz que vai fazer turismo. Preferi não arriscar: e se o funcionário quisesse saber por que eu ficaria um mês na mesma cidade? Minhas duas experiências com a migração de lá foram tranquilas, mas não se iluda: eles perguntam. São simpáticos e educados, não gritam, não repetem mil vezes as mesmas perguntas... mas não tem essa de carimbar o passaporte sem olhar na cara e tchau. A você, leitor interessado em fazer o curso, recomendo que peça a carta-convite só para garantir.

Logo que consegui a liberação do trabalho, pedi a carta-convite e as informações de conta bancária para pagamento. Fiz uma transferência pelo Banco do Brasil para a conta deles (aquela transferência internacional entre bancos diferentes, cuja taxa é de... US$100). Preferi assim para garantir um desconto pela antecedência e também porque o dólar estava subindo. Mas que essas 100 doletas doem no bolso e no coração, ah isso dói... se não quiser passar por isso, você pode pagar na chegada ou usar cartão de crédito.

No próximo post vou dar algumas dicas gerais sobre o programa. Normalmente eu daria essas dicas quando fosse escrever sobre o primeiro dia de aula, mas a ordem lógica nem sempre coincide com a cronológica. Então vamos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário