domingo, 15 de maio de 2016

Estudando espanhol em Medellín - o começo de tudo

Minha história com o espanhol é recente. Comecei a estudar o idioma em janeiro de 2014, num curso semi-intensivo. Emendei semi-intensivo, intensivo, regular... até que no final de 2015 estava prestes a iniciar o "avançado" no curso aqui em Brasília.

Por que decidi estudar espanhol? Bem, na minha época de adolescente e depois na universidade cheguei a estudar por alguns livros nessa língua (o livro de Cálculo do Piskunov, por exemplo - ops, confissão de idade!). Para mim já era suficiente. Viajar ao exterior era só para quem tivesse grana sobrando ou bons contatos na vida acadêmica. Mesmo viajar no Brasil era bastante caro. Sem perspectivas de viajar e conseguindo ler, não tinha grandes motivações para estudar a língua de Cervantes.

Então as coisas foram mudando. Em 2009 a Alitalia lançou uma promoção para a Hungria e fizemos uma pequena excursão familiar. A partir daí decidi estudar húngaro e fiz o curso em Pécs/2012 (e depois os outros, fora as aulas pelo Skype). Também voltei a estudar alemão e fiz o curso em Göttingen

Nesses cursos conheci alguns hispanofalantes nativos, principalmente da própria Espanha. Uma vez eu estava na casa de hóspedes do Goethe e uma menina disse "hola" a outra colega espanhola. Achei que fosse comigo e respondi: "hola". Aí ela perguntou se eu falava espanhol e dei aquela resposta envergonhada: "hablo portuñol...". 

Por algum motivo nunca me senti confortável falando em inglês ou alemão com esse pessoal e já tinha comentado isso aqui. É a língua de quase todos os países vizinhos, já fui a países tão mais distantes estudar idiomas também tão mais distantes... sei lá, parecia que estava faltando algo. E então resolvi estudar espanhol. Por mim já teria começado também russo, romeno e talvez outras; mas o tico e o teco resolveram se revoltar e, enquanto eu estiver apanhando tanto do húngaro, acho que vou me manter nas que já comecei mesmo.

Depois de um tempo estudando, resolvi que era o momento de fazer uma imersão; e a Colômbia sempre me intrigou. Embora o país tenha uma política de se promover como destino turístico, parece que a propaganda boca-a-boca é o que mais tem funcionado. Alguns amigos e colegas já tinham estado lá e falado bem. Fui a Cartagena e gostei. Ficou aquela vontade de voltar a terras colombianas para conhecer um pouco mais. E a decisão de que meu curso de espanhol seria na Colômbia foi para mim a coisa mais natural do mundo, sem dilemas nem dúvidas. Não sei quando apareceu essa ideia, apenas deixei que crescesse. Na verdade até achava estranho quando lá me perguntavam: "por que espanhol?"; "por que aqui?". Pensava: "por que não?" Parecia uma escolha tão óbvia que eu nem me questionava sobre isso.

Escolhendo a cidade
O governo de lá tem uma política oficial de promover o país como destino para estudantes de espanhol. Como parte dessa política, eles deixam a informação bem organizadinha para os interessados: aqui uma página com informações gerais e aqui uma  lista de cursos

Lista de cursos baixada do site da Cancelaria - clique para ampliar

Decidi pesquisar as opções a partir daí. Como eu já tinha visitado Cartagena, priorizei cidades serranas. Olhava as instituições, o Google Maps e ia montando a lista de prioridades. Vi que em Bogotá existe uma certa concentração de escolas na parte comercial/histórica - ou seja, eu teria que me deslocar de algum bairro residencial mais próximo e dependeria de transporte público. Para quem gosta de se hospedar perto e ir caminhando até a escola, já não seria a melhor opção. Manizales e Bucaramanga teriam também a questão da distância entre o campus e o centro, além de uma topografia não muito convidativa a caminhadas. Então vi que o campus Laureles, da Universidad Pontificia Bolivariana (UPB) é cercado por bairros residenciais com opções de hospedagem. E que eles oferecem cursos em todos os níveis durante praticamente o ano todo (eu iria num meio de semestre, então não pesquisei o calendário de férias). É chegar numa segunda-feira, fazer o teste de nível e começar. Parecia tudo muito fácil. Entrei em contato com o coordenador do curso e tive uma resposta rápida para as dúvidas iniciais.

Em alguns blogs e sites sobre viagens à Colômbia se faz essa discussão sobre onde estudar. Medellín não é um destino turístico muito promovido por aqui, mas é bastante visitada por mochileiros americanos e europeus. Vou escrever um pouco mais sobre isso num post futuro, específico sobre a cidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário