sábado, 1 de junho de 2013

Filme - Último relatório sobre Anna

O Centro Cultural Banco do Brasil está exibindo a mostra "Geração Praça Moscou - O Cinema Húngaro Contemporâneo". Começou em Brasília em 28/05 e vai até 09/06. Depois vai para o Rio (11 a 23/06) e São Paulo (19 a 29/06). São 16 filmes produzidos nos anos 2000 e um debate com o tema "o pós-comunismo no cinema húngaro". Pelo menos aqui em Brasília, entrada franca; basta chegar com antecedência para pegar o ingresso. Procurei mais informações e não encontrei, mas parece que essa antecedência seria de pelo menos uma hora. Cheguei uns 50 minutos antes e foi tranquilo. Dei sorte: alguns outros horários estão bem concorridos. A média é de 2 ou 3 sessões/dia, em sequência.

Foi a primeira vez que vi um filme no CCBB. Sala pequena e aconchegante. Antes da sessão, uma funcionária dá as boas vindas e... bem, tivemos a informação de que o projetor digital não estava funcionando. Com isso a programação teve pequenas alterações - mas não para o filme de hoje, gravado em 35mm.

O filme de hoje começa com um flashback. Em 1991 os noticiários mostram as últimas tropas soviéticas deixando a Hungria e Péter Faragó explica fatos ocorridos em 1973. Cooptado pelos poderosos da época, a missão de Péter é viajar para a Bélgica e tentar convencer Anna Kéthly, dissidente política exilada, a voltar à Hungria - onde ela poderia ficar sob controle. Péter é sobrinho de Laci, um antigo namorado de Anna ("antigo" por causa da distância, mas Laci e Anna têm um vínculo importante e é difícil para ela lidar com as lembranças que voltaram com essa visita). Péter tenta conquistar a confiança de Anna, o que não é fácil; ainda recebe cobranças da embaixada, à qual tem que enviar relatórios periódicos. E, quando a esposa Kati recebe autorização para viajar à Bélgica (também numa estratégia do regime), as coisas se complicam ainda mais.

Assim é esse drama histórico - e é drama mesmo, sem os toques de comédia ou humor negro que comentei dos outros filmes. Trata de manipulação (e da consciência de sentir-se usado - ou inconsciência...), da fidelidade aos amigos e às próprias convicções... bem, um filme que vale a pena ser visto. [Se estiver tentando parar de fumar, fique esperto. Leve um adesivo, chiclete de nicotina, qualquer coisa. Como todo bom filme recente que reconstitui os anos 70/80, esse mostra muita gente fumando!]

Quem não conhece a história política da Hungria a partir dos anos 50 até hoje (confesso que não sou uma especialista) pode se perder um pouco nas referências, mas nada que realmente impeça o entendimento da trama. Achei legal a mescla de cenas de documentários da época. Das cenas do filme, uma das que mais me chamaram a atenção foi Anna correndo na neve ao sair do presídio. Não sei por quê...

Como a diretora dedicou o filme a Anna Kéthly, fui pesquisar e descobri que ela existiu mesmo! Aqui o artigo da Wikipedia. Aliás, um alerta sobre um detalhe da tradução: a legenda em português diz que ela era "contra a lei judaica". Para mim, isso quer dizer que a pessoa é contra as regras da Torá; mas, pelo que dizem os biógrafos, ela era contra a lei antissemita. É bem diferente... [obs: o filme foi exibido com legendas em inglês e português]

[Edit] Havia um trailer no Youtube (sem legendas), mas pelo visto foi retirado... :-( 

Filme completo (não consegui incorporar), sem legendas :-(

Ficha: Último relatório sobre Anna ("Utolsó jelentés Annáról"). (2009). Direção: Márta Mészáros. Duração: 103 minutos. Com Ernő Fekete, Enikő Eszenyi, Gabriella Hámori, Adél Kováts, György Faragó e outros. Distribuição: Hunnia Filmstúdió. 

Obs: nos outros filmes que comentei, evitei contar muito da história porque é praticamente impossível fazer isso sem spoiler; mas aqui acho que foi tranquilo.

Obs2: eu sabia que o Ernő Fekete não me era estranho! É um dos atores principais em Lora. Uma curiosidade: ele também é dublador em várias produções.

2 comentários:

  1. Jaj, Lia, que ótima meglepetés esse seu blog! Só meu descuido com meu próprio blog e pras coisas magyarkapcsoló nos últimos meses pode explicar eu só agora ter descoberto este lugar.
    Pretendo passear bastante por aqui :)
    parabéns e abraço

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vindo, Chico, e apareça sempre. Fico muito feliz com sua visita! Aqui falo de uma mistureba de assuntos, mas é verdade que meu curso na Hungria ainda está rendendo! Abraço!

    ResponderExcluir