quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Gororoba do dia: bolinhos de tofu e arroz negro

Aproveitei o feriado para inventar uma receita gororobística:
Ficaram com cara de cookies

Vamos aos ingredientes:
- aprox 3/4 xícara de arroz negro cozido (essa medida é do arroz já pronto);
- 1 batata média cozida e sem pele
- aprox 1-1,5 xícara de farinha de rosca
- aprox 1/2 xícara de castanha de caju triturada
- 300g de tofu drenado
- 2 dentes de alho esmagados
- sal a gosto (usei 4 pitadas)
- 1 colher (chá) de páprica

Preparo: amasse e misture todos os ingredientes, exceto a farinha de rosca. A consistência é de uma espécie de purê. Vá acrescentando a farinha de rosca para deixar a massa mais sequinha, consistente e fácil de ser moldada. Forme bolinhos achatados e disponha-os numa forma untada e/ou antiaderente. Cerca de 30-35 minutos de forno pré-aquecido. Rende cerca de 50 bolinhos e o que sobra eu ponho para congelar. Acredito que se fritar dê certo também, mas não tentei.

Não sou grande fã de tofu. Procuro consumi-lo porque é saudável, boa fonte de proteínas e fitormônios. Para disfarçar um pouco a sem-gracice do dito-cujo, volta e meia invento esses bolinhos. Dessa vez usei algumas coisas que estavam sobrando em casa, como o arroz negro - que comprei em promoção, óbvio, porque normalmente é caro que só. Usei o orgânico da Fazenda Tamanduá, que tem uma aparência mais heterogênea e uns grãos mais durinhos se comparado ao arroz negro da Ruzene, por exemplo.


A ideia era usar menos arroz e mais batata. Só que a bonita aqui não teve paciência de esperar a batata cozinhar direito e foi preciso mudar um pouco os planos. No final acho que ficou até melhor. A páprica também deu um toque especial. [E também, imaginem que vou desperdiçar a páprica que trouxe da Hungria! Vou usá-la em todas as receitas].

Uma outra receita mais básica leva os seguintes ingredientes:
- 300g de tofu drenado;
- 5 batatas médias ou 6 pequenas;
- 1 a 1,5 xícaras de farinha de rosca;
- 2 dentes de alho;
- cebola, salsinha
- sal (q.s.p.);
- qualquer coisa para dar um pouco de cor e sabor aos bolinhos: legumes, colorífico, açafrão... se fizer só a receita básica, fica muito sem graça!

Aí você pode perguntar: por que batata e farinha, se elas têm o mesmo tipo de nutrientes? É que a batata dá liga, e a farinha ajuda a secar um pouco a massa, deixando-a menos grudenta e mais fácil de moldar. Acho que dá para substituir a batata por milho, mandioca ou abóbora (ou quem sabe até por algum tipo de leguminosa), e a farinha de rosca por farinha de mandioca, farinha de milho ou até aumentar a quantidade de castanha triturada.

Usei o tofu da Ecobras. Eu já tinha consumido outros produtos da mesma marca, mas achei esse tofu meio fedidinho, e olhem que estava dentro do prazo de validade. O da Samurai Foods estava com uma cara melhor, mais clarinho... mas custava 5 reais a mais. Pode ser alguma diferença no processo de fermentação. Vai saber...

Enfim, se alguém mais quiser arriscar essa receita e contar o que achou, fique à vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário