sábado, 10 de novembro de 2012

Passando raiva com a conexão banda larga 3G da Claro

Como escrevi no post anterior, estou fazendo aulas pelo Skype.

Aí existe um probleminha: a diferença de fuso horário e a disponibilidade de tempo de cada uma.

Agora optamos por fazer aula de manhã, antes de eu sair para o trabalho. Antes disso, fizemos uma aula no horário de almoço. E aí entra o problema que dá título a este post.

O horário de almoço para mim é meio perdido; normalmente gasto menos de uma hora para almoçar, mas esse é o intervalo mínimo previsto em lei. Só que não tenho acesso ao Skype nesse horário. Nenhuma rede wireless dando moleza, nada.

Simples, pensei: vou contratar um serviço de banda larga 3G. Assim tenho acesso livre à internet onde bem entender. Perfeito.

As operadoras oferecem dois tipos de serviço: 
- pré-pago: velocidade de 1 Mbps, franquia diária de 80 ou 100Mb (depende da operadora), cobrando R$ 2 por dia em que o usuário acessar;
- pós-pago: velocidade de 1 Mbps e franquia mensal de 300Mb a 10Gb.

Optei pela Claro, que é a operadora que parece ter uma cobertura menos ruinzinha por aqui.

E o que é a tal da "franquia"? É uma, digamos, cota de tráfego de dados. Quando você atinge, por exemplo, os seus 100Mb diários, a operadora derruba (mas não zera!) a sua velocidade de conexão. Imagine navegar a, digamos, 50 kbps? Pois é. Vai dar um monte de erro de página não carregada.

Mas, como a conexão não é bloqueada quando o cliente atinge a franquia e como não é exigido que ele pague pelo tráfego a mais, esse acesso é vendido como "ilimitado" - embora, na prática, o seu limite seja essa tal franquia.

Calculei o quanto precisaria de banda para acessar o Skype por umas 4h/mês e optei por uma franquia mensal de 5Gb. Aqui e aqui estão alguns exemplos de consumo de banda para quem usa o Skype. A conexão de casa é de 1Mbps, a da tal internet móvel seria isso também (ou melhor: na "promoção" seria de 1,5Mbps), a franquia de dados era suficiente para o uso... maravilha.

Eis que, na aula que serviu para testar a conexão... fiasco total:


O print mostra 140kbps. Houve momentos em que chegou a 43kbps. Pensei: será que existe algum limite diário, além do mensal (coisa que não vi em nenhum contrato que assinei)? Mas então a conexão deveria ao menos ter funcionado direito no início da conversa, antes de atingir a franquia. E foi um desastre desde o início, com a conexão caindo a toda hora.

Moral da história: internet móvel é uma beleza, é prática e dá uma autonomia danada. Desde que funcione. Ou pelo menos que tenha um custo/benefício razoável. Se é para ter um serviço mixuruca (pouco benefício), que seja a baixo custo! Nessa linha, talvez (eu disse "talvez"!) possa valer a pena um plano pré-pago: sem receber contas em casa, sem tanto compromisso com a empresa. E olhe lá. 

Já esse plano que assinei... não entrem nessa roubada! Quem avisa amiga é!

Atualização (13/11/2012): fiz outro teste e a velocidade ficou em torno de 250kbps, sem acessar o Skype. Em outras partes da cidade consegui acessar a 800kbps. Se você pretende contratar um serviço desses, tente primeiro fazer um teste com acesso pré-pago ou converse com alguém que já usa o serviço no mesmo local. 

Mais sobre o mesmo assunto neste post. 

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