segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Fazendo a matrícula

Depois de falar sobre o alojamento, que tal falar um pouco sobre o registro?

As aulas começaram em 30/07, uma segunda-feira (nossa, faz tempo) e o registro foi feito no domingo à tarde. Algumas pessoas chegaram depois e se matricularam na segunda mesmo.

O pessoal da universidade chegou lá com os formulários. Muita coisa já estava adiantada porque tínhamos enviado as fichas meses ou semanas antes. Nesse momento, recebemos mais alguns detalhes sobre a programação e fizemos as inscrições nos programas extras (passeios, aulas de esporte...). Como falei aqui, era possível optar pelos programas individualmente.

Também na matrícula é feito o pagamento - se bem que existe a opção de transferência bancária para quem quiser pagar antes. Para pagar, nada de euros: tem que ser em forint! Eu tinha aproveitado o início da tarde para trocar dinheiro numa casa de câmbio no shopping.

Boa parte do pessoal era intercambista do Erasmus ou de algum outro programa e recebiam bolsas para fazer o curso, então essa questão de pagamento não afligiu todo mundo. 

Cada um de nós recebeu também um kit contendo: uma sacola de algodão com o emblema da faculdade, caneta quatro cores, crachá, bloco de notas e a programação detalhada do curso. As apostilas seriam entregues no dia seguinte.

Também nessa hora pudemos nos apresentar uns aos outros. Como citei no outro post, a maioria do pessoal era da Europa mesmo: gente da Alemanha, Polônia, Espanha, Itália, Rússia...  e também da Finlândia, Croácia, Estônia... os participantes desses últimos países era mais o pessoal de linguística (finlandês e estoniano são idiomas do grupo fino-ugriano, que inclui também a língua húngara; e, no caso da Croácia, tinha um pessoal participando de uns trabalhos nessa área). A maioria tinha menos de 25 anos e dois terços da turma eram mulheres.

À noite tivemos um jantar de boas-vindas na Faculdade de Medicina, onde teríamos aulas. O percurso entre o dormitório e a faculdade dá uns 20 minutos de caminhada e passa pelo restaurante. A comida estava boa e a conversa também. 

Por enquanto é só. Vou falar sobre o início das aulas num outro post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário