domingo, 30 de abril de 2017

Andei vendo: Mindenki

Olá, pessoal!

Como escrevi neste post, há alguns dias fui conferir a estreia do LoboFest com direito a filme húngaro.

O Cine Brasília estava cheio e o evento foi bem animado. Alguns quiosques de artesanato e produtos orgânicos, além de food trucks. Matei a fome com um hambúrguer de feijão preto com quinoa no Apetit Natural. Maravilhoso! 

Após um atraso de 30-40 minutos, começou a exibição de uma série de curtas com duração de 3 a 5 minutos. Alguns muito legais e outros que achei bem trash. Mas acho que a ideia era mesmo essa, então está valendo.

Agora o filme que vou comentar no post. Encontrei um trailer no Vimeo: https://vimeo.com/142948550

A história se passa em 1991, numa escola primária na Hungria. A pequena Zsófi é novata e logo decide participar do coral da escola. Não é um simples coral, mas um que já venceu várias competições e vai participar de outra em breve.

Quem já leu meus comentários sobre filmes aqui no blog deve ter visto que faço o possível para não entrar em detalhes sobre o enredo... mas aqui não vi muito como fugir. Vou escrever em fonte clarinha, beleza?.

A história: Zsófi participa do primeiro ensaio com o coral e a professora pede para conversar com ela em particular. Faz um rápido teste e diz que a menina ainda não está pronta para cantar no grupo. Mas isso é simples de resolver: basta que ela duble... isso mesmo: Zsófi deve mover os lábios como se estivesse cantando.

No caminho para casa a nova melhor amiga - Liza, que é destaque no coral - percebe que alguma coisa está errada com a Zsófi. Não só isso: percebe também que a menina não cantou. Sob pressão, Zsófi conta a verdade. Liza fica revoltada e percebe que outras crianças também só dublam. Depois de um confronto com a regente ("o mundo nem sempre é justo"), ela resolve dar uma trollada épica na professora falsiane. :-D. A dica está dada no vídeo que postei aqui

Se tivesse que definir em poucas palavras o que mais me chamou a atenção no filme, eu diria: pactos de silêncio.

É um filme com crianças, mas a discussão sobre conceitos de justiça e solidariedade é bem adulta. Ao mesmo tempo é um filme leve. A plateia riu bastante na cena final.

O título em inglês o filme é "Sing". Em húngaro, "Mindenki" ("todo mundo"). Em português parece que ficou "Todos juntos". Achei os títulos em húngaro e em português bem mais "a cara" do filme. Quem era parte do coral? Todo mundo no grupo ou só os que a professora permitia? Quem era "todo mundo" ali mesmo?

.Ficha técnica: Mindenki (2016). Direção: Kristof Deák. Com: Dorka Gáspárfalvi, Dorottya Hais, Zsófia Szamosi e outros. Duração: 25 min. País: Hungria. Gênero: drama (curta-metragem). Produtora: Meteor Film

Nenhum comentário:

Postar um comentário